segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Novo PM/reacçôes

PCD condena  nomeação de novo PM pelo Presidente da República

Bissau 24 Ago 15 (ANG) – O Partido da Convergência Democrática (PCD) condenou hoje a decisão do Presidente da República, de nomear um novo Primeiro-ministro,alegando que a mesma não se conforma com a “legalidade” constitucional do país.

Num comunicado à que a ANG teve acesso, o PCD acusa José Mário Vaz de total desrespeito e inobservância aos conselhos constitucionais ao nomear um Primeiro-ministro à revelia do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), que ganhou as eleições legislativas de 2014, com  maioria absoluta.

“Em face do sucedido, o Presidente da República colocou o país em resultado do golpe de Estado constitucional cujas consequências são imprevisíveis imputando-o a sua total responsabilidade pelo que daí possa advir”, avisou a nota.

A Comissão Política do PCD imputou a responsabilidade ao José Mário Vaz pelos eventuais impasses políticos e desmandos que venham a ocorrer no país e pela eventual infuncionalidade das estruturas do Estado e do governo, e por quaisquer convulsões sociais que venham a resultar desse acto de nomeação de Baciro Djá ao cargo de Primeiro-ministro.

Aquela formação política repudiou a decisão resultante do que conseira  “golpe palaciano perpetrado pelo Presidente da República” a quem o partido pede para reponderar e  retroceder assumindo as suas responsabilidades na qualidade de primeiro magistrado da nação, para garantir a paz e a estabilidade no país.

Por último, a Comissão Permanente do PCD exorta à todos os guineenses e aos seus militantes e simpatizantes para estarem preparados para um novo combate politico tendente a reposição da legalidade. 

ANG/ FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário