terça-feira, 25 de agosto de 2015

Crise política

Deputados pedem exoneração do novo Primeiro-ministro

Bissau 25 Ago 15 (ANG) – Os deputados recomendaram segunda-feira a exoneração de Baciro Djá ,o novo Primeiro-ministro nomeado pelo Decreto Presidencial nº 06/ 2015, e a nomeação de   um novo chefe do executivo indicado pelo PAIGC, partido vencedor das últimas eleições legislativas.

Após os debates realizados no âmbito de uma sessão extraordinária, os parlamentares declararam  apoio e colaboração institucional ao Governo legitimo do PAIGC e apelam à todos os órgãos de soberania e  instituições do Estado a enveredarem pelo diálogo e concertação permanente, propondo, para o efeito, a  assinatura de um Pacto de Estabilidade, a fim de assegurar a governabilidade do país até ao fim da legislatura e do mandato presidencial.

 Os parlamentares votaram ainda com 77 votos a favor zero contra e 02 abstenções,  a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a veracidade das acusações de corrupçäo e exploração dos recursos naturais da Guiné-Bissau, feitas contra o governo liderado por Domingos Simões Pereira.

 Os parlamentares recomendarem as lideranças dos partidos políticos representados na Assembleia Nacional Popular a continuarem a envidar esforços no sentido de, em conjunto, avançarem com propostas de solução ao Presidente da República.

Intervindo no acto de encerramento o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassama considera a  actuação dos deputados  de “sinal de maturidade democrática”.

Cassama  disse que apesar das suas diferenças, os deputados são capazes de trabalhar em conjunto na procura de soluções para o bem do país.

Essa sessão extraordinária dedicada ao debate sobre a situação politica vigente realizou-se na sequência de uma reunião da Comissão Permanente da ANP cuja resoluções condenaram a decisão presidência de nomear Baciro Djá, novo Primeiro-ministro, sem que essa nomeação seja por indicação do PAIGC, vencedor das últimas eleições legislativas. 

ANG/MSC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário