sexta-feira, 7 de agosto de 2015



Crise política/análise  

“Não há razão de fundo palpável para a queda do Governo, ”diz  analista político, Pedro Milaco

Bissau, 7 Ago 15 (ANG) - O  analista  político guineense Pedro Morato Milaco disse quinta-feira em Bissau que, não há razão fundamental palpável para a queda do Governo, porque o país não está perante uma crise constitucional  no funcionamento das instituições do Estado.
Pedro Milaco

Em declarações exclusivas à ANG, Milaco revelou que a Constituição da Republica não preenche  ainda os pressupostos que levam  à queda do Governo.

Morato Milaco acrescentou que, a Lei Magna do Estado da Guiné-Bissau demonstra claro quando e como é que pode haver a queda do Governo.

Informou  que, se isso acontecer será  um acto inconstitucional , porque o regime de governação da Guiné-Bissau é Semipresidencialista e não Presidencialista, razão pela qual o  Primeiro-ministro é escolhido nas urnas através dos resultados obtidos nas eleições gerais.

O analista político adiantou que, só em caso de houver  uma crise política constitucional e nesse sentido a Assembleia Nacional Popular poderá fazer uma aprovação da  Moção de Censura  para uma eventual  queda  do Governo, ou também se por ventura  o Primeiro-ministro veio a se deparar com problemas de doença prolongada.

Pedro Milaco disse que é preciso que os políticos põem mãos na consciência para acautelarem certas situações  que poderäo pôr em causa o normal funcionamento das instituições do país.  
ANG/PFC/SG


  

Sem comentários:

Enviar um comentário