sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Demissão do governo

Presidente da ANP pede desculpas ao povo guineense

Bissau 14 Ago. 15 (ANG) - O Presidente de Assembleia Nacional Popular (ANP) pediu desculpas ao povo da Guiné-Bissau pelo o que considera “decepção causada pelo derrube do governo liderado por Domingos Simões Pereira”.

Cipriano Cassamá que falava esta quinta-feira no encerramento da IV Sessão Ordinária da ANP, disse que a mensagem à nação do Presidente da Republica divulgada na quarta-feira a respeito da sua pessoa é uma atitude "falsa que não tem nível".

Cassamá disse  não estar preocupado com as acusações contra a sua pessoa feitas pelo Presidente da República.

Sublinhou que na sua qualidade do Presidente da ANP tem a responsabilidade de passar as informações aos deputados da nação segundo os deveres constitucionais.

“Estou profundamente triste e preocupado porque as minhas diligências eram no sentido de solucionar os problemas que se passa no país. O meu objectivo é defender os interesses do povo porque a nação está acima de tudo. Mas infelizmente o Presidente da Republica entendeu mal as minhas diligências”, lamentou Cassamá.

Acrescentou que não vai continuar a preferir o diálogo como forma de solucionar os problemas que se vive o país, sublinhando que a sua maior preocupação é povo guineense, que não não quer que volte a ser vítima.

O Presidente de ANP confirmou a firmeza e determinação do parlamento em resolver os problemas e aconselha ao Presidente da Republica a não utilizar guerras pessoais na liderança.

Cipriano Cassamá pediu ao Presidente da República que baixasse o tom  das suas palavras e que fique calma para escutar o interesse do povo, acrescentando que o mandato é uma coisa passageira e que um governante deve sempre respeitar os anseios do seu povo.

“Quando estamos no poder devemos ter sempre a consciência de que o interesse comum é fundamental pelo que  devemos lutar sempre pela paz, estabilidade com a finalidade de promover o desenvolvimento e bem-estar do país”, disse Cipriano Cassamá.

O Presidente da República acusou, no decreto que demitiu o governo, Cipriano Cassama de ter induzido ao erro os deputados e o próprio Primeiro-ministro ao revelar na Assembleia Nacional Popular informações segundos as quais o chefe de estado teria intensão de demitir o governo.

Na sequencia dessas revelações o parlamento realizou um debate sobre a crise  politica e a eventualidade de demissão do governo, tendo no fim dos debate produzido uma resolução em que o deputados renovaram confiança ao governo.

Na noite do mesmo dia, apos uma mensagem à Nação, José Mário Vaz demitiu o governo. 

ANG/AALS/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário