segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Novo PM/reacçöes

Parlamento condena nomeação de Baciro Djá

Bissau 24 Ago. 15 (ANG) – A Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular condenou no ultimo-fim-de-semana a nomeação de Baciro Djá pelo Presidente da República, Mário Vaz nas funções de novo Primeiro-ministro.

Os deputados, em resolução final, depois de uma analise da decisão consideraram que a mesma  não respeita a Constituição da Republica que determina que o primeiro-ministro é nomeado segundo resultados eleitorais das legislativas.

No comunicado a que a ANG teve acesso a Comissão Permanente da ANP  reafirma a sua fidelidade aos princípios constitucionais, ao diálogo e concertação como instrumentos de resolução de diferendos políticas institucionais entre os órgãos da soberania.

O comunicado apela ao Presidente da República no sentido de reconsiderar a sua posição e promover, no quadro constitucional, uma solução para a crise vigente no país.

A Comissão Permanente da ANP afirma ainda a sua disponibilidade para, num quadro concertado com todas as forças vivas da nação, procurar uma solução politica e constitucional para a crise.

Em cumprimento as deliberações dessa reunião da  Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular, os deputados iniciaram esta segunda-feira uma sessão extraordinária destinada ao debate da situação politica resultante das decisões presidências de nomeação de novo Primeiro-ministro.

O Bureau Politico condenou igualmente a decisão tendo solicitado ao recém nomeado Primeiro-ministro, Baciro Djá  a se demitir  do cargo. 

ANG/MSC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário