sexta-feira, 21 de agosto de 2015


Novo Primeiro-ministro

Baciro Dja investido nas funções pelo Presidente da República

Bissau,21 Ago 15(ANG) - O Presidente da República , José Mário Vaz, disse quinta-feira que nomeou Baciro Dja para as funções de Primeiro-ministro na qualidade de um dos vice-presidentes do PAIGC, vencedor das ultimas eleições legislativas..

Baciro Dja
Mário Vaz falava na cerimónia de investidura de Baciro Dja, terceiro vice-presidente do PAIGC, entretanto suspenso do partido por alegadas práticas anti estatutárias, situação que terá sido anulada por decisão do Tribunal Regional de Bissau, na sequência de uma providência cautelar.

O PAIGC teria proposto  para estas funções o seu presidente, Domingos Simões Pereira , que havia sido demitido das funções.

Ao discursar no acto o chefe de Estado fez questão de salientar  que devolveu o poder ao PAIGC enquanto legítimo vencedor das últimas eleições legislativas.

José Mário Vaz reconheceu no entanto a imprevisibilidade da situação política do país, dizendo que não contava que a evolução dos acontecimentos lhe obrigasse a nomear um novo chefe do Governo, há pouco mais de um ano.

Disse que a dinâmica da condução dos assuntos do Estado impõe a tomada de decisões nem sempre agradáveis em nome dos mais sagrados interesses e aspirações legítimos do povo guineense.

Baciro Dja de 42 anos, considerou a sua escolha de  “constitucional” .

Djá reconheceu a “necessidade de criação de condições para o desenvolvimento almejado”, tendo interpelado os políticos,  militares e a sociedade civil para a assunção das responsabilidades face ao país.

O novo chefe do Governo prometeu eleger o diálogo franco, honesto e sincero para a busca de soluções concertadas e duradouras para ultrapassar a crise em curso.  ANG/ÂC/SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário