quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Desvio de arroz/Ministério Público arquiva inquérito contra ex-ministro Nicolau dos Santos

Bissau, 05 Ago 20 (ANG) -  O Ministério Público  arquivou o inquérito contra o ex-ministro da Agricultura ,Nicolau dos Santos por alegado desvio de arroz doado pela China, revelou a Lusa que cita uma certidão sobre o caso.

"Efectuadas as diligências julgadas necessárias à descoberta da verdade material e no decurso de todas as diligências foram ouvidas as partes envolvidas no referido inquérito, não ser verificou os indícios suficientes para a continuidade do inquérito, dai deu-se origem ao arquivamento total dos respectivos autos", pode ler-se na certidão.

Segundo a Lusa, a  certidão foi emitida na terça-feira pelo “serviço do Ministério Público da vara crime do Tribunal Regional de Bissau”.

Em Abril de 2019, a Polícia Judiciária da Guiné-Bissau apreendeu, na quinta do ex-ministro, Nicolau dos Santos, no âmbito de uma operação denominada "Arroz do Povo", várias centenas de toneladas de arroz doado pela China, que segundo aquela força de investigação criminal, estava a ser preparado para ser vendido ao público.

Na sequência da apreensão do arroz, a PJ tentou deter o ex-ministro da Agricultura Nicolau dos Santos, mas foi impedida pelas forças de segurança.

O arroz acabou por ser distribuído à população pelo anterior Governo, liderado por Aristides Gomes.

No total, a China doou 2.638 toneladas de arroz, no valor de três milhões de dólares (2,53 milhões de euros). O arroz chegou a Bissau em 26 de Janeiro de 2019. ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário