segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Ensino/CONAEGUIB congratula-se com ratificação do protocolo de acordo de mobilidade na concessão de vistos aos estudantes da CPLP

Bissau, 10 Ago 20 (ANG) - A Confederação Nacional das Associações Estudantis de Guiné-Bissau (CONAEGUIB) congratulou-se com os deputados da nação pela  ratificação do Protocolo de Acordo relativo à mobilidade na concessão de vistos aos estudantes ao nível da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).

A congratulação  consta numa nota à imprensa produzida pela direcção da

 CONAEGUIB , à que a ANG teve hoje acesso.

 “Antes da ratificação desse protocolo de acordo, havia inúmeras solicitações da nossa parte à embaixada de Portugal na Guiné-Bissau, com o propósito de ingressar  os estudantes no ensino superior português”, refere o documento.

Na nota, CONAEGUIB afirma que a ratificação de protocolo de mobilidade na concessão de vistos permitirá aos estudantes iniciarem o ano lectivo na data indicada pelas instituições  de ensino superior português e que o país só tem a ganhar com isso.

De acordo com o mesmo documento, a CONAEGUIB exorta os restantes países da comunidade à prosseguirem com a iniciativa da CPLP, tendo prometido acompanhar de perto a implementação efectiva do referido protocolo no terreno.

O acordo sobre concessão de visto para estudantes dos Estados membros da CPLP entrou em vigor na Ordem Jurídica Internacional no dia 01 de Setembro de 2015. A Guiné-Bissau só conseguiu ratificá-lo neste mês de Agosto.ALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário