terça-feira, 8 de novembro de 2022


Sindicalismo
/Diretoria de campanha de Laureano Pereira considera “inexistente” congresso da UNTG

Bissau, 08 Nov 22 (ANG) - O Diretor de campanha de Laureano Pereira  considerou de “inexistente” o V Congresso da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), e alega  que não foram realiazadas as conferências regionais.

João Cá proferiu essas  considerações,  hoje, em conferência de imprensa,na qual anunciou a criação de uma nova comissão para a realização do V Congresso da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG).

O director de campanha de Lauriano Pereira, que foi um dos pretendentes ao cargo de Secretário-Geral da UNTG  sustentou  que o  congresso realizado no passado dia 23 de Outubro,no qual se  reelegeu Júlio Mendonça para as funções de Secretário-geral da UNTG não obdeceu as normas estatutárias da central sindical.

"Não existe congresso,porque o ponto de partida para a realização do congresso são as conferências regionais de base para a escolha dos delegados. Neste caso, os delegados não foram escolhidos para assistirem ao congresso da UNTG, por isso não há congresso", disse.

João Cá disse que uma  nova comissão  já está formada para a realização do V Congresso, e é presidida por Camai Camará.

Acrescentou que  os delegados regionais da UNTG vão ser convocados para se preparar as conferências regionais, em cumprimento dos Estatutos da organização, e que só depois será decidida uma nova data para a realização do V congresso. “As candidaturas para as funções de   Secretário-geral serão  reabertas à todos os interessados”, disse.

Cá pede  à Polícia Judiciária e ao tribunal para  aconselharem ao Júlio Mendonça para aguardar o  resultado da justiça e evitar  problemas.

Acusa ao Julio Mendonça de permitir a poliferação de sindicatos de bases para  tirar proveitos  no congresso.

O último congresso da UNTG não terminou da melhor forma. A polícia impediu a continuidade dos trabalhos e os delegados decidiram prosseguir a sessão fora do recinto onde tudo começou, tendo Júlio Mendonça sido reeleito por aclamação pelos delegados presentes.ANG/MI//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário