UNESCO/Assinala-se hoje o Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento
Bissau, 10 Nov 22 (ANG) - A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) pretende maior diálogo entre os diferentes actores das sociedades para o fortalecimento da cooperação cientifica internacional.
A afrmação é do técnico de Comunicação Institucional e
Património do secretariado permanente da Comissão Nacional para Unesco, Belardo
Clemente Cufuna, que falava à Angop a propósito do Dia Mundial da Ciência ao
serviço da Paz e do Desenvolvimento, que hoje se assinala e celebrado
pela UNESCO.
Segundo o responsável, o diálogo entre cientistas, formuladores
de políticas, médicos privados, indústrias e profissionais de saúde e sociedade
civil é o elemento fundamental para o fortalecimento desta cooperação
científica internacional.
Disse que a data
visa garantir que os cidadãos se mantenham informados sobre as
descobertas, aplicações e desenvolvimentos da ciência.
A data também ressalta o papel que os cientistas desempenham em
ampliar a compreensão sobre o planeta, a que chamam de lar, e em como tornar as
sociedades mais sustentáveis.
De acordo com Belardo Cufuna, isso exige o acesso livre ao
conhecimento científico, partilha de dados, políticas e tomadas de decisão
baseadas em evidências, além de uma transição urgente para a ciência aberta em
todo o mundo.
“Todos os Estados membros são chamados para atenção aos perigos
associados às actividades de forma global”, frisou.
O objectivo principal é destacar o papel significativo
desempenhado pelas ciências básicas no avanço do conhecimento para o bem-estar
da sociedade e o seu desenvolvimento sustentável, a fim de assegurar o respeito
universal pela justiça, pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais
que a Carta das Nações Unidas reconhece.
A contribuição para manutenção da paz e da segurança de todos os povos do
Mundo, sem distinção de sexo, língua ou religião, através da
educação, da ciência, da cultura, da comunicação e informação da colaboração
entre as Nações são, dentre outros, os objectivos apontados.
A UNESCO em Angola congrega as ciências humanas e sociais e
ciências naturais para darem o seu contributo sobre a importância da ciência no
actual contexto nacional, fez saber a fonte.
O programa da UNESCO foi criado com o propósito de engajar
universidades que desenvolvessem programas de ensino, pesquisa ou extensão em
áreas do mandato da Organização.
Desde então, as mais de 700 cátedras UNESCO espalhadas pelo
mundo têm sido importantes aliadas na implementação de programas de educação,
ciências humanas e sociais, ciências naturais, cultura e comunicação e
informação.
Como parte das comemorações pelo Dia Mundial da Ciência ao
serviço da Paz e do Desenvolvimento, a sede da UNESCO promove hoje (10)
um webinar que inclui painéis de discussão sobre “soluções para construir
comunidades preparadas para o “clima e saúde global em um ambiente em mudança”.
O webinar vai igualmente oferecer uma oportunidade para mostrar
algumas das formas como aprender com a natureza e aprofundar a nossa
compreensão de fenómenos naturais e sociais complexos pode lançar as bases para
soluções inovadoras para o bem comum.
Sob o lema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento
Sustentável", o evento será também uma oportunidade para apresentar o
vencedor do Prémio Kalinga de Popularização da Ciência da UNESCO do ano 2022.
O Prémio Kalinga é o mais antigo da UNESCO, criado em
1951, após uma doação de Bijoyanand Patnaik, fundador e presidente da
Fundação Kalinga Trust, Índia.
Hoje, o Prémio é financiado pela Kalinga Foundation Trust, o
Governo do Estado de Orissa, Índia, e o Governo da Índia (Departamento de
Ciência e Tecnologia).
A criação da UNESCO, em 1945, vem responder a uma forte
convicção das nações marcadas por dois conflitos mundiais em menos de uma
geração. Os acordos económicos e políticos não bastam para construir uma paz
duradoura, é preciso ser estabelecido um relacionamento com base na
solidariedade intelectual e moral da humanidade.
A UNESCO concorre para construir redes entre as nações para
tornar esta solidariedade possível: Mobilizando-se a fim de que cada criança,
rapariga ou rapaz, tenha acesso a uma educação de qualidade, como direito
humano fundamental e condição do desenvolvimento humano.
Favorecer o diálogo intercultural pela protecção do património e
a valorização da diversificação cultural, elencam igualmente as atribuições da
UNESCO.
O Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento
foi criado na 31ª. Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a
Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que ocorreu de 15 de Outubro a 3 de
Novembro de 2001. ANG/Angop
Sem comentários:
Enviar um comentário