quinta-feira, 10 de novembro de 2022

UNESCO/Assinala-se hoje o Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento

Bissau, 10 Nov 22 (ANG) - A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) pretende maior diálogo entre os diferentes actores das sociedades para o fortalecimento da cooperação cientifica internacional.


A afrmação é do técnico de Comunicação Institucional e Património do secretariado permanente da Comissão Nacional para Unesco, Belardo Clemente Cufuna, que falava à Angop a propósito do Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento, que  hoje se assinala e celebrado pela UNESCO.

Segundo o responsável, o diálogo entre cientistas, formuladores de políticas, médicos privados, indústrias e profissionais de saúde e sociedade civil é o elemento fundamental para o fortalecimento desta cooperação científica internacional.

Disse que a data  visa garantir que os cidadãos se mantenham informados sobre as descobertas, aplicações e desenvolvimentos da ciência.

A data também ressalta o papel que os cientistas desempenham em ampliar a compreensão sobre o planeta, a que chamam de lar, e em como tornar as sociedades mais sustentáveis.

De acordo com Belardo Cufuna,  isso exige o acesso livre ao conhecimento científico, partilha de dados, políticas e tomadas de decisão baseadas em evidências, além de uma transição urgente para a ciência aberta em todo o mundo. 

“Todos os Estados membros são chamados para atenção aos perigos associados às actividades de forma global”, frisou.

O objectivo principal é destacar o papel significativo desempenhado pelas ciências básicas no avanço do conhecimento para o bem-estar da sociedade e o seu desenvolvimento sustentável, a fim de assegurar o respeito universal pela justiça, pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais que a Carta das Nações Unidas reconhece.  
 
A contribuição para manutenção da paz e da segurança de todos os povos do Mundo, sem distinção de sexo, língua ou  religião,  através da educação, da ciência, da cultura, da comunicação e informação da colaboração entre as Nações são, dentre outros, os objectivos apontados.

A UNESCO em Angola congrega as ciências humanas e sociais e ciências naturais para darem o seu contributo sobre a importância da ciência no actual contexto nacional, fez saber a fonte.

O programa da UNESCO foi criado com o propósito de engajar universidades que desenvolvessem programas de ensino, pesquisa ou extensão em áreas do mandato da Organização.

Desde então, as mais de 700 cátedras UNESCO espalhadas pelo mundo têm sido importantes aliadas na implementação de programas de educação, ciências humanas e sociais, ciências naturais, cultura e comunicação e informação.  

Como parte das comemorações pelo Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento,  a sede da UNESCO promove hoje (10) um webinar que inclui painéis de discussão sobre “soluções para construir comunidades preparadas para o “clima e saúde global em um ambiente em mudança”.

O webinar vai igualmente oferecer uma oportunidade para mostrar algumas das formas como aprender com a natureza e aprofundar a nossa compreensão de fenómenos naturais e sociais complexos pode lançar as bases para soluções inovadoras para o bem comum.

Sob o lema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável", o evento será também uma oportunidade para apresentar o vencedor do Prémio Kalinga de Popularização da Ciência da UNESCO do ano 2022.

O Prémio Kalinga  é o mais antigo da UNESCO, criado em 1951,  após uma doação de Bijoyanand Patnaik, fundador e presidente da Fundação Kalinga Trust, Índia.

Hoje, o Prémio é financiado pela Kalinga Foundation Trust, o Governo do Estado de Orissa, Índia, e o Governo da Índia (Departamento de Ciência e Tecnologia).

A criação da UNESCO, em 1945, vem  responder a uma forte convicção das nações marcadas por dois conflitos mundiais em menos de uma geração. Os acordos económicos e políticos não bastam para construir uma paz duradoura, é preciso ser estabelecido um relacionamento com base na solidariedade intelectual e moral da humanidade.

A UNESCO concorre para construir redes entre as nações para tornar esta solidariedade possível: Mobilizando-se a fim de que cada criança, rapariga ou rapaz, tenha acesso a uma educação de qualidade, como direito humano fundamental e condição do desenvolvimento humano.

Favorecer o diálogo intercultural pela protecção do património e a valorização da diversificação cultural, elencam igualmente as atribuições da UNESCO.

O Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento foi criado na 31ª. Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que ocorreu de 15 de Outubro a 3 de Novembro de 2001. ANG/Angop

 

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