sexta-feira, 11 de novembro de 2022

 Sociedade/Grupo de mulheres guineenses tenta mediar negociações para acabar com greves na Saúde e Educação 

Bissau, 11 Nov 22 (ANG) - Um grupo de mulheres guineenses reuniu-se quinta-feira com o primeiro-ministro, Nuno Nabiam, e vários membros do Governo para tentar acabar com as greves nos setores da Saúde e Educação, noticiou a Lusa. 

Segundo a Lusa que cita fonte do governo, o Conselho das Mulheres da Guiné-Bissau, liderado pela antiga diretora-geral da Polícia Judiciária Lucinda Aukarié e que faz parte de uma plataforma que congrega cerca de 70 organizações de mulheres guineenses que trabalham com a sociedade civil, já se tinha encontrado com a Frente Comum, constituída por sindicatos de profissionais da Saúde e os da Educação. 

A tónica das conversas, notou a fonte citando as informações  da equipa liderada por Lucinda Aukarié, que é também presidente da Associação das Mulheres Juristas da Guiné- Bissau, foi no sentido de apelar ao Governo para tentar alcançar um entendimento com os sindicatos para que terminem as greves na Saúde e Educação. 

A Frente Comum tem promovido greves nos dois setores e  reivindica, entre outros, o pagamento de salários em atraso, a melhoria de condições de trabalho e ainda a reintegração na Função Pública de cerca de quatro mil profissionais exonerados dos serviços por, alegadamente, a sua admissão não ter decorrido de forma legal. 

Decorre, desde segunda-feira, uma nova greve no setor da Saúde que deve terminar esta sexta-feira. 

O encontro do grupo de mulheres com o primeiro-ministro, Nuno Nabiam, foi presenciado pelos ministros da Saúde, Dionísio Cumba, da Educação, Martina Moniz, e da Administração Pública, Cirilo Djaló, e ainda pelo secretario de Estado do Orçamento, João Alberto Djatá.ANG/Conosaba/Lusa 

Sem comentários:

Enviar um comentário