quinta-feira, 10 de novembro de 2022

 
Política/Governo anuncia início de recenseamento eleitoral para 10 de Dezembro

Bissau, 10 Nov 22 (ANG) -  O Governo através do Ministério da Administração Territórial  e poder Local anunciou o início do recenseamento eleitoral para 10 de Dezembro do ano em curso.

O anuncio foi feito hoje em conferência de imprensa pelo Ministro de Administração Territórial e Poder Local, Fernando Gomes, na presença do presidente da Comissão Nacional das Eleições (CNE) e Diretor Geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) .

O anúncio da data do recenseamento de raiz segundo Gomes, foi feito em cumprimento das obrigações legais do governo neste período do processo eleitoral e em cumprimento ao artigo 21 da lei numéro 11/2013 que estipula que o governo, através do departamento competente deve anunciar a data do  recenseamento 30 dias antes do início.

"Estamos hoje aqui precisamente para cumprir com as formalidaddes legais anunciando que a data do início de recenseamento eleitoral em todo o território nacional assim como na diáspora terá lugar no próximo dia 10 de Dezembro do ano em curso,disse."

O Ministro da Administração Territórial  apela  à todos os cidadãos com capacidade eleitoral  no sentido de colaborarem com os agentes de recenseamento eleitoral.

 Gomes realçou que recensear é um dever e obrigação do cidadão para poder participar no processo eleitoral.

Ainda exorta todas as forças políticas que irão concorrer às eleições legislativas antecipadas no sentido de colaborarem para que as mesmas possam decorrer num clima da paz, tranquilidade e civismo.

Aos agentes recenseadores exigiu rigor, disciplina e isenção, acrescentando que gostaria que todos os agentes recenseadores  mostrassem o espírito de patriotismo e alto sentido de responsabilidade.

O ministro declarou  que vão estar atentos para fiscalizar o ato atrvés das comissões sectoriais que têm o papel de fiscalizar o processo de recenseamento. ANG/MI//SG

        

Sem comentários:

Enviar um comentário