quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Agressão


LGDH apela Governo a por fim a violência que pode comprometer período de Transição

Bissau, 07 Nov. 13 (ANG) - A Liga Guineense de Direitos Humanos (LGDH) apelou esta quarta-feira o Governo de Transição, para por cobro de uma vez, os sistemáticos actos de violência que podem comprometer o sensível período de transição em curso. 

Num comunicado emitido e entregue a imprensa, aquela organização de defesa dos direitos humanos referia-se assim a onda de agressões que tem ocorrido no país nos últimos tempos, a ultima das quais o espancamento do Ministro dos Transportes e Comunicações, Orlando Mendes Veiga.

A LGDH que diz que tal evidência de forma inequívoca o espiral da violência e a insegurança generalizada no país, exigiu imediata abertura de um inquérito conclusivo, para apurar e traduzir os responsáveis por este acto a justiça.

Igualmente, a organização humanitária instou ao executivo para trazer a luz as alegadas agressões físicas contra os mancebos verificadas recentemente no centro de Instruções Militar de Cumeré. 

De acordo com o documento, os autores destes actos devem ser responsabilizados face aos agentes de defesas e segurança que ficaram gravemente feridos durante o processo de formação.

A liga finda o documento questionando sobre a pertinência da permanência e a eficácia da força de alerta - ECOMIB na Guiné-Bissau, cujo mandato se resume na manutenção de segurança e protecção dos cidadãos no período de Transição, porém, mesmo com a presença desta corporação de dissuasão instalada há mais de um ano as violações somam-se a cada dia que passa.  

ANG/LLA/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário