quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Educação



Ensino: levantada a greve, mas salas de aula continuam vazias

Bissau, 06 Nov. 13 (ANG) – As salas de aula da maioria dos estabelecimentos de ensino da capital permaneceram encerradas, dois dias depois do fim da greve decretada pelos dois sindicatos dos docentes, constatou ANG.  

Numa ronda efectuada terça-feira, a ANG constatou a fraca afluência dos alunos nos Liceus “Agostinho Neto” e “Rui Barcelo Cunha”.

O Director de “Rui Barcelo Cunha”, Agostinho Gomes Correia confirmou o facto e lembrou que os professores já se encontram a postos nos seus locais de serviço.

“Não podemos ignorar de que na antevéspera de desconvocação de greve, a Confederação Nacional dos Estudantes da Guiné-Bissau havia apelado os seus membros a marcharem para exigir as aulas, anuncio este que afectou psicologicamente os alunos e contribuiu para a presente situação”, criticou, para apontar a presente situação económica como outra das razões.

Entretanto, um docente afecto a este estabelecimento educativo afirmou que apesar de ainda não terem sido pagos os salários prometidos pelo governo, decidiram obedecer as instruções dadas pelos sindicatos da classe para regressarem as salas de aulas.

“Mas estamos atentos e a aguardar o cumprimento do acordo estabelecido entre ambas as partes, que é o pagamento de seis meses de salário em atraso, caso contrário voltaremos a carga”, advertiu Abali Indi. 

Por sua vez, um dos poucos alunos presentes na escola que se identificou por Marciano Pereira, relacionou a ausência dos colegas pelas falhas cometidas pelo Governo no tocante ao cumprimento dos acordos para por fim as sucessivas greves. 

“Ouvimos pela Rádio que os Professores seriam pagos 6 meses de salários em atraso, mas isso ainda não aconteceu. Por isso, muitos alunos ainda estão com dúvidas”, justificou Marciano.

ANG/LLA/JAM          
                   

Sem comentários:

Enviar um comentário