terça-feira, 5 de novembro de 2013

Forum Macau



Trocas comerciais ultrapassam expectativas

Macau, 5 Nov. 13 (ANG)- O Fórum Macau adquiriu ao longo dos 10 anos de sua existência uma notoriedade reconhecida pelos países membros desta organização e não só tendo registado trocas comerciais de cerca de 130 mil milhões de dólares em 2012,ultrapasando a meta fixada de 100 mil milhões de dólares para 2013.

No seu conjunto representa cerca de 250 milhões de consumidores o que corresponde a  4,6 por cento da economia mundial.

São países com economias diversas mas com grandes complementaridades, quer pela sua geografia, quer pela diversidade de recursos a elas associados.

Tudo isso fez de Macau  uma importante plataforma comercial e de serviços e uma ponte privilegiada de ligação entre a China e os países de língua portuguesa.

A função do Fórum Macau não se esgota na vertente puramente económica mas também na formação de recursos humanos, que constitui, desde a sua criação, uma actividade prioritária, o que tem permitido aos países de Língua Portuguesa, um melhor conhecimento, quer da realidade chinesa, quer da realidade macaense, nas suas diversas componentes.

De uma forma geral, o balanço a fazer eh muito positivo mas existe, na opinião de alguns participantes, possibilidades de melhorar, nomeadamente ao nível da identificação dos sectores e áreas de maior interesse para cada país.

Segundo o  vice primeiro-ministro de Portugal, Paulo Portas ,um dos efeitos mais visíveis da acção do Fórum eh o crescimento de estudantes chineses que estão a aprender português, tanto na China Continental como em Macau, com o objectivo de virem a desenvolver carreiras profissionais nos países de Língua Portuguesa.

ANG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário