segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Eleições gerais



Forum dos Partidos defende 23 de Março como data para ida as eleições

Bissau, 04 Nov 13 (ANG) -O porta-voz do Fórum dos Partidos Política Signatários do Pacto de Transição (FPSPT) defendeu hoje que as eleições gerais no país devem ter lugar à 23 de Março de 2014. 

A saída de audiência com o Presidente da República de Transição Manuel Alípio da Silva e líder do Partido União para Mudança (UM) Agnelo Regala foram unânimes em propor a data acima mencionado.

Manuel Alípio da Silva criticou os dias propostos pelas formações politicas com assento parlamentar que oscilam entre os dias 23 de Fevereiro à 2 de Março de 2014.

“Porque se vermos o cronograma apresentado pelo GETAP pode-se dizer que há uma duplicação do acto ou seja as candidatura devem ser apresentadas no inicio de recenseamento eleitoral, o que é impraticável”, estimou.

Acrescenou que as candidaturas são apresentadas depois da publicação dos cadernos eleitorais actualizados e prosseguiu defendendo ser necessário ter em conta, estes requisitos em termos do tempo.

Para o presidente da UM é necessário que os prazos sejam respeitados, para permitir que a eleição seja credível, por isso apontou o 23 de Março como uma data legal.  

Entretanto, o presidente do Movimento da Sociedade Civil para a Paz Democracia e Desenvolvimento, que também fora auscultado pelo chefe de Estado, defendeu a saída da audiência o dia 16 de Fevereiro para a ida as urnas.

Na opinião de Jorge Gomes, ao cumprir-se com esta data os camponeses estarão com o tempo disponível depois de poderem ocupar-se da campanha de comercialização da castanha que começa em Março.

ANG/BI/LPG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário