terça-feira, 19 de novembro de 2013

Saúde Pública




Dia Mundial de Toilette sem comemoração 

Bissau, 18 Nov.13 (ANG) – O Dia Mundial de Toilette que hoje se comemora pela primeira vez passou despercebido na Guiné-Bissau.
 
Em declarações à ANG, uma fonte do Ministério da Saúde disse desconhecer da institucionalização desta data pela ONU.

Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Assembleia Geral, realizada à 24 de Julho deste ano,  19 de Novembro foi oficializado como dia de  celebração  da toilette.

 A data passa a ser lembrada anualmente para reforçar a consciencialização sobre a necessidade de toda a população ter acesso ao saneamento, além de incentivar os países a acelerar progressos rumo a um mundo onde todas as pessoas desfrutem de direitos básicos.
         
Dados da ONU referem que uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso a um banheiro adequado. 

Na ausência de um programa comemorativo da data  as felicitações à ONU e não só  dominam os comentários sobre o dia.

Por exemplo, Conceição Ramos Lopes, chefe do Departamento de Produção Cultural da Radiodifusão Nacional, em declarações à ANG estabeleceu um paralelismo entre a data e sua importância para a saúde humana.

 “A ONU foi feliz ao assinalar esta data, pois todo o mundo deve cuidar da higiene de casa de banho, porque é o lugar em que, se for mal tratada, facilmente se contraem doenças.

Conceição Lopes aconselhou lavagem e desinfecção com lixívia  ou detergentes das casas de banho ou “cercos” todos os dias.

“Se a latrina ou cerco se apresentar sujo é porque os seus donos também o são”, considerou.

Estima-se que na Guiné-Bissau a maioria das pessoas faz a sua necessidade ao ar livre. 

ANG/JD/SG






Sem comentários:

Enviar um comentário