quinta-feira, 14 de novembro de 2013



LGDH Condena a Morte do Capitão Armando Pombo

Bissau, 14 Nov. 13 (ANG) - A Liga Guineense dos Direitos Humanos, (LGDH) lamentou hoje o desaparecimento físico do Capitão Armando Pombo, Militar afecto ao aquartelamento da Engenharia Militar, em consequência de supostos espancamento de que fora vítima no Centro de Instrução Militar de Cumeré.

Em comunicado tornado público, a organização humanitária acrescentou que morte deste Oficial das forças Armadas vem juntar-se as de Lino Regna Nantchongo e da Maria Quinta Man ambos da Guarda Nacional, que também teriam sido vítimas dos mesmos actos perpetrados durante a formação dos agentes militares e para militares no Centro de Instrução de Cumeré, no passado mês de Outubro.

“A defesa da vida e da dignidade Humana constitui a tarefa fundamental do estado moderno, porem a inacção das autoridades de transição face a este e demais casos de assassinatos e de espancamentos dos cidadãos, não só contribui para arruinar paulatinamente as bases sobre as quais se assentam o estado de direito, revelam de igual modo o nível da insegurança e a dimensão da impunidade no País”, escreve a nota. 

LGDH pediu ao Ministério Publico a abertura de um “inquérito transparente e conclusivo” tendente a responsabilização criminal e disciplinar dos responsáveis morais e materiais destes “actos Cruéis e bárbaros”.

Por outro lado Exigiu ao Estado o pagamento de indemnização aos familiares da vítima e assunção Cabal das despesas da educação dos seis filhos do malogrado.

ANG/LLA/JAM
     

Sem comentários:

Enviar um comentário