segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Secretariado Nacional do PAIGC



Abubacar Demba Dahaba anuncia candidatura 

Bissau, 18 Nov.13 (ANG) – O ex. ministro das Finanças, Abubacar Demba Dahaba, afirmou que decide candidatar-se ao cargo de Secretário Nacional do PAIGC para a criação de  uma nova mentalidade política no seio do partido, afirmação da democracia pluralista e   consolidação da unidade interna. 

 Demba Dahaba  falava, Domingo,  na vila de Buba, região de Quinara, Sul do país, no comício popular que assinalou o lançamento oficial de sua candidatura. 

“Nós defendemos a unidade e solidariedade de todos os guineenses, um empenho colectivo na concretização das políticas cientificamente concebidas. Responsabilizamo-nos pelos erros que cometemos na execução das referidas políticas e assumimos os resultados”, vincou.

Dahaba declarou que sem a estabilidade interna no PAIGC, a Guiné-Bissau nunca poderá atingir o desenvolvimento almejado por todos.

O ex-ministro das Finanças frisou que a sua candidatura ao posto de Secretário Nacional do PAIGC, acontece num contexto em que a situação nacional é caracterizada de muito difícil e conturbada para a afirmação dos valores em que se acredita.

Aquele político sublinhou que, hoje o PAIGC está a divorciar-se  dos seus princípios ideológicos e da sua postura política cuja doutrina e princípios se identificam com os de partidos de esquerda, apesar de ser membro da Internacional Socialista.

“É difícil compreender que interesses, não identificados, aprisionaram o PAIGC, afastando-o da carga de pensamentos que o ligou  ao sentimento da população mais desfavorecida em geral, particularmente a das matas de Ndjassane, Cassaca, Morês, Madina de Boé e outras localidades onde o partido tinha prometido uma vida melhor depois da independência”, salientou Abubacar Demba Dahaba.

É nesta senda, prosseguiu, que cada um de nós, como militantes e simpatizantes do PAIGC, Delegados ao VIIIº Congresso Ordinário e o povo da Guiné-Bissau em geral, devemos, contribuir arduamente para a consolidação desta nobre missão de proporcionar a consolidação da democracia e o relance do processo desenvolvimento económico e social da Guiné-Bissau.

“Tristemente, nos últimos anos, alguns militantes e dirigentes do partido, só contribuem para estabelecer e perpetuar o excesso do poder e as divisões dentro do partido, contrariamente aos princípios e ética partidária conhecida na sua história”, lamentou o político
.
Disse que o seu projecto visa libertar o partido destes riscos para que possa ter uma postura crítica face aos seus actos próprios e no quadro de governação.

Para a corrida ao posto do Secretário Nacional do PAIGC, dois outros dirigentes do partido já anunciaram as suas intenções, nomeadamente, Mário Dias Sami e Daniel Gomes.

O VIII congresso do PAIGC está previsto para o fim deste mês, em Cacheu, no Norte da Guiné-Bissau.  

ANG/AC/SG
 



Sem comentários:

Enviar um comentário