segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Tráfico de menores




Guarda Nacional apreende viaturas com 61 crianças 

Bissau, 18 Nov 13 (ANG) - Sessenta e uma crianças da região de Tombali, que seriam levadas para  as escolas  corânicas da vizinha República da Gambia foram intersectadas e retidas este fim-de-semana no posto de controlo de Buba por uma brigada da Guarda Nacional. 

A informação foi dada em conferência de imprensa conjunta realizada no último fim-de-semana, em Bissau, pelo Instituto da Mulher e Criança, o UNICEF e o Ministério do Interior.

Na ocasião, denunciaram que o recrutamento destes menores, contou com a colaboração do régulo de Gã-Sala.

“A acção teve êxito devido a colaboração do regulado, através das mensagens de apelo, as quais alguns pais responderam positivamente, enviando os seus filhos”, explicou o Ponto Focal do Ministério de Interior para prevenção do tráfico de seres humanos.

 Mussa Indjai disse que as crianças eram transportadas em condições inadequadas para um ser humano, e que as duas viaturas em que as crianças  viajavam tinham registo de matrícula da Guiné-Bissau e  da Gâmbia.

O Inspector-geral do Ministério do Interior Francisco, Malam Djata apelou aos pais e encarregados de Educação, aos régulos e as autoridades locais para se empenharem no combate à este flagelo. 

A presidente do Instituto da Mulher e Criança, Maria Inácia Mendes, garantiu que os autores dessa pratica serão levados à justiça. 

 São crianças de 4 à 10 anos de idade de ambos os sexos, que seriam levadas para a Gambia, alegadamente para apreenderem o alcorão.

“Ficamos extremamente impressionados pela crueldade que envolveu este caso. Verificou-se uma total falta de consideração para a pessoa humana”, lamentou o representante do Unicef em Bissau, Abubacar Sultan. 

ANG/LPG/SG.

Sem comentários:

Enviar um comentário