segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Fim da visita de Jonathan



Guiné-Bissau e Nigéria assinaram acordo para assistência económica

Bissau, 11 Nov.13 (ANG) – Os Ministros de Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau e da República Federativa da Nigéria rubricaram sexta-feira um acordo de cooperação económica com vista ao desenvolvimento do país. 

A assinatura do documento ocorreu na sequência da visita de algumas horas efectuada pelo Presidente da República Federativa da Nigéria Goodluck Ebele Jonathan, em cuja delegação constavam o seu ministro de informação e altos responsáveis da administração nigeriana.

Durante a visita os dois estadistas mantiveram um encontro de trabalho que decorreu num ambiente de fraternidade, diálogo e colaboração no âmbito de CEDEAO e falaram sobre o processo de democratização da Guiné-Bissau, bem como sua relação com a comunidade internacional.

Presidente da república de transição (PRT) Manuel Serifo Nhamadjo informou ao seu homólogo nigeriano sobre a evolução do processo da transição política e criação das condições para a realização das eleições gerais o mais brevemente.

O presidente Nhamadjo manifestou mais uma vez o seu repúdio pelo ataque perpetrado por algumas pessoas contra a embaixada da Nigéria e a morte de um cidadão deste país à 8 de Outubro último.

 O presidente Jonathan mostrou-se disponível fomentar a cooperação do seu país com a Guiné-Bissau, sobretudo no domínio da prestação de assistência no âmbito dos esforços para o regresso a ordem constitucional e consolidação da estabilidade política e governativa.

O documento final evocou também a necessidade da comunidade internacional aliviar as sanções impostas e que tem dificultado a agenda de transição e afecta os princípios sociais e económico da Guiné-Bissau.

Logo a sua chegada, Goodluck Jonathan procedeu a deposição de coroas de flores no Mausoléu Amílcar Cabral em memória dos combatentes. Depois reuniu-se com o presidente da ANP Ibraima Sori Djaló, tendo de seguida proferido um discurso frente aos deputados.

A visita serviu também ao alto dignitário nigeriano de deslocar-se as instalações da força de alerta da CEDEAO (ECOMIB), nos arredores de Bissau e, finalmente, manteve encontro com a comunidade nigeriana residentes no país.

ANG/JD/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário