quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Espancamentos



Ramos Horta condena agressão contra Ministro de Transportes
 
Bissau, 07 Nov. 13 (ANG) - O Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas condenou veementemente o ataque perpetrado contra o Ministro dos Transportes e das Telecomunicações da Guiné-Bissau, Orlando Mendes Viegas, na noite de quarta-feira, alegadamente por um grupo de indivíduos armados. 

Num comunicado distribuido a imprensa, o Representante qualificou o acto como “violência intolerável e inadmíssivel” num Estado de direito democrático, “que mina os esforcos que a comunidade internacional tem feito para  a paz e a estabilidade do país”. 

O Representante apelou às autoridades competentes para abrirem um inquérito imediato, para que este e outros casos anteriores de violação do direito à vida e à integridade física sejam devidamente apurados, e os presumíveis culpados sejam julgados e justamente punidos pelos crimes cometidos. 

A nota informa ainda que, Ramos Horta visitou esta quarta-feira uma das vítimas de alegadas agressões que ocorreram no  Centro de Instrução Militar de Comeré entre 15 de Julho e 25 de Outubro de 2013. 

O Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas para o país expressou a sua indignação perante semelhantes métodos de formação, que na sua opinião, ignoram completamente os princípios básicos do respeito pelos direitos humanos e pela dignidade dos formandos. 

Nesse sentido, ele exortou as autoridades competentes para que concedam as devidas compensações aos familiars das vítimas mortais, e que assumam os custos de tratamento médico dos outros feridos. 

O Representante  José Ramos-Horta reafirmou a determinação da Nações Unidas em continuar a colaborar com as autoridades nacionais em prol da resolução dos problemas graves que o país enfrenta, em conformidade com os princípios internacionais de defesa e proteção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. 

De igual modo, José Ramos Horta considerou de absurdo, brutal e inconsistente a imposição deste tipo de formação a militares e oficiais da policia, incluindo indivíduos com certa idade, e exorta em consequência a sua cessação imediata.   

O diplomata das Nações unidas em Bissau mostrou-se surpreendido pelo facto de oficiais de diversas categorias da polícia, incluindo os da migração e guardas fiscais, tenham sido submetidos a treino militar. 

ANG/AI/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário