quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Debate na ANP




 Ministro das Pescas nega autorização da pesca clandestina no país

Bissau, 28. Nov. 13 (ANG) - O Ministro das Pescas negou, esta quarta-feira na sede da Assembleia Nacional Popular em Bissau, a concessão pelo governo de transição, das licenças clandestinas as embarcações estrangeiras para pescarem no mar guineense.

Mário Lopes Rosa que falava no parlamento, na sequência de interpelação ao executivo de transição sobre estado actual do país, disse não dispor de “nenhuma” informação da alegada apanha do peixe dos barcos marroquinos e ucranianos como avançaram os deputados Baltasar Cardoso do PRS e Lúcio Rodrigues do PAIGC que citaram a União Europeia.

“O governo da transição não dispõe de qualquer informação oficial da União europeia sobre este assunto” afirma o ministro.

O que é “verdade” , segundo Mário Rosa, a União Europeia, no quadro do seu acordo pesqueiro com o país, deve a Guiné-Bissau 2,5 milhões de euros “relativa ao pagamento do quarto tranche”.

Nas palavras do titular da pasta das pescas, com o desembolso do referido montante, o executivo podia fazer face nomeadamente, ao pagamento dos Fiscalizadores Marítimos. Assim, nas suas palavras, o país pode fazer face a pesca ilícita nas suas águas.

 Sem citar os navios de países em causa, recente, a União Europeia anunciou a proibição no espaço comunitário, a entrada do pescado guineense, por alegada concessão clandestina de licenças, pelas autoridades da Guiné-Bissau, as embarcações estrangeiras. 

FIM/ANG/QC

Sem comentários:

Enviar um comentário