terça-feira, 5 de novembro de 2013

Fórum Macau




Aberta IV conferencia ministerial

Macau, 5 Nov. 13 (ANG) - A China anunciou hoje em Macau um conjunto de oito medidas com as quais tenciona apoiar o desenvolvimento económico e social dos países membros do Fórum Macau, uma organização que reúne a China e os países de língua oficial portuguesa, nos próximos três anos.

Essas medidas foram anunciadas pelo vice primeiro-ministro do conselho de estado, Wang Yang, na abertura dos trabalhos da IV conferencia ministerial do Forum para a Cooperacao Economica e Comercial.

A lista contempla concepção de empréstimos em condições favoráveis no valor de 1800 milhões de RMB, (cerca de 300 milhões de dólares Americanos) a esses países, principalmente para a construção de infra-estruturas e projectos de desenvolvimento de unidades de produção.

O Governo da China ira apoiar a cada país do Fórum na construção de infra-estruturas destinadas ao ensino e formação assim como doação de equipamentos de rádio, televisão e telecomunicações, e ainda para o projecto de energia solar para iluminação pública.

Na área dos recursos Humanos, este país da Ásia ira oferecer 1800 bolsas de estudo aos países da língua portuguesa, e priorizar os sectores de educação e formação, agricultura, protecção ambiental, novas energias nas acções de cooperação bilateral.

No mesmo quadro,Wang Yang anunciou a continuação de intercâmbio no domínio da saúde com envio de 210 médicos aos países de África e Ásia membros do Fórum.

ANG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário