terça-feira, 5 de novembro de 2013

PM na China



Donativo de  23 milhões de dólares americanos

Macau, 05 Nov. (ANG)- O Primeiro-ministro, Rui Duarte Barros desdobra-se em contactos em Macau a margem dos trabalhos da IV conferência ministerial do Fórum Macau.

O Chefe do Governo manteve segunda-feira um encontro com a delegação timorense chefiada pelo vice primeiro-ministro deste pais, Fernando Lasama de Araújo, com quem analisou a cooperação bilateral tendo Rui Barros agradecido a Timor-leste pelo apoio que tem prestado a Guiné-Bissau.

Barros destacou o apoio ao processo eleitoral e a mobilização da comunidade internacional com vista ao apoio ao processo de desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Barros abordou igualmente com Lasama aspectos relacionados as reformas na Defesa e Segurança, tendo destacado as dificuldades financeiras do pais para levar a avante as medidas preconizadas para o efeito, nomeadamente no que se refere a criação do Fundo de Pensões.

O governante timorense manifestou ao Rui Barros a disponibilidade do seu governo em continuar a apoiar as autoridades da Guiné-Bissau.

"Queremos partilhar a nossa experiencia convosco para ver a Guine em paz e a desenvolver a sua economia. Por isso faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para reforçar a cooperação bilateral",garantiu Fernando Araújo.

O Primeiro-ministro ainda se reuniu com o vice primeiro-ministro do Conselho de Estado da China, Wang Yang, e um grupo de empresários chineses desejosos de investir na Guiné-Bissau.

Domingo a noite, Rui Barros manteve um encontro com a comunidade guineense residente em Macau, constituída essencialmente por estudantes, e reuniu-se igualmente com a delegação angolana que se encontra em Macau, no âmbito da conferência ministerial , chefiada pelo ministro angolano da Justiça e Direitos Humanos, Rui Mangueira.

Numa actividade paralela, o ministro da economia e Integração regional, Soares Sambu assinou com o ministro Chinês do Comercio um acordo ao abrigo do qual a parte chinesa decide conceder a Guiné-Bissau um donativo no valor de 23 milhões de dólares americanos.

O chefe do Governo chefia uma delegação que integra, para além de Soares Sambu,  os ministros do Interior, António Suca Ntchama, da Agricultura, Nicolau dos Santos, da Justiça, Mamadu Saido Balde  e o Secretario de Estado da Cooperação Internacional, Idelfrides Fernandes.

ANG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário