segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Função Pública



O país vive período de abrandamento em termos de arrecadação de receitas”, diz fonte do MF

Bissau, 25 Nov. 13 (ANG) – O processo de arrecadação das receitas para o tesouro público, normalmente sofre um abrandamento entre o último trimestre do ano, até Janeiro do ano seguinte, disse fonte da Direcção Geral das Contribuições e Impostos do Ministério das Finanças ao explicar o atraso salarial que se verifica na função Pública.

Em declaração exclusivas a ANG, a fonte acrescentou que o processo da arrecadação das receitas oscila em altos e baixos, acrescentando que, de momento está-se a viver esta última situação.

“Mesmo em situação normal, a arrecadação de receitas sofre queda no período acima mencionado, quanto mais ainda que, estamos em transição, por causa do golpe de Estado de 12 de Abril do ano passado”, esclareceu a fonte.

A fonte contactada pela ANG, explica que, devido às sanções impostas ao país pelos organismos doadores, foram suspensas todas as ajudas orçamentais e o Ministério das Finanças está a suportar todas as despesas com receitas internas.

Na verdade as receitas mobilizadas neste momento não chegam para responder as necessidades do país, nomeadamente o pagamento de salários aos funcionários públicos.

A dois meses que o executivo não consegue honrar o seu compromisso, ou seja pagar salários aos servidores de Estado, tendo os dois maiores Centrais Sindicais ameaçado avançar com uma greve geral em breve.

ANG/ÂC



  

Sem comentários:

Enviar um comentário