quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Eleições Gerais 2014



Brigadas de recenseamento na diáspora estão já prontas, garante SECIA

Bissau, 27 Nov.13 (ANG) – As brigadas que vão proceder ao recenseamento dos cidadãos guineenses na diáspora já estão quase prontas, garantiu ontem a ANG o Secretária de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades (SECIA).

Os trabalhos de formação das mesmas, levados a cabo pela SECIC em colaboração com Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), encontram-se na fase final, explicou Idelfrides Gomes Fernandes.

O SECIC afirmou que por causa de dificuldades de ordem financeira, apenas três países europeus e igual número em África serão abrangidos neste trabalho, nomeadamente Portugal, Espanha e França (Europa) e Senegal, Guiné-Conacry e Gâmbia (África).

“O Governo de Transição está a trabalhar afincadamente para que o processo de recenseamento na diáspora, inicie, efectivamente, na data prevista ou seja 1º de Dezembro, para assim permitir que as eleições possam ter lugar na data prevista, 16 de Março de 2014”, esclareceu Idelfrides Fernandes.

Entretanto, o SECIC negou as alegações segundo as quais passaportes guineenses estariam a ser comercializados em Macau. “Isso não corresponde a verdade”, desmentiu.

“Se passaportes da Guiné-Bissau são emitidos na China, então isso não é do nosso conhecimento. Apenas recentemente é que foram instaladas as máquinas para a produção do novo modelo deste documento para facilitar os nossos estudantes”, explicou, lembrando que a impressão dos passaportes estão sob responsabilidade das empresas CETIS (Eslovénia) e INACEP.

“Mesmo se forem produzido nos Estados Unidos, Lisboa, Paris ou outras partes, necessitam de ser scanneado na INACEP, depois retornam ao seu destino através de malas diplomáticos e entregue aos donos”, esclareceu.

Idelfrides Fernandes disse que, actualmente a Guiné-Bissau conta com centros de emissão de novos modelos de passaportes em Portugal, Alemanha, Brasil, Senegal, Guiné-Conacry, Gâmbia e Marrocos e nos Estados Unidos de América.

ANG/ÂC








Sem comentários:

Enviar um comentário