segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Sindicatos



Centrais sindicais exigem pagamento de salários na Função Pública

Bissau, 22 Nov.13 (ANG) - As duas maiores centrais sindicais, nomeadamente a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG) e a Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau (CGSI-GB) ameaçam entregar um pré-aviso de greve de três dias caso o governo não pagar três meses de salários em atraso a função pública.

Em nota a imprensa enviada a ANG, a UNTG e o CGSI-GB mostraram-se indignados com o silêncio do executivo relativamente ao não cumprimento a já 3 meses da promessa feita em conselho de ministro de pagar salários a 22 de cada mês.

“O governo não tem tido diálogo com seus parceiros, ignorando por completo a existência do Conselho Permanente de Concertação Social (CPCS) ”, acusa as duas organizações sindicais.

Por isso, exigiram a convocação urgente do CPCS, órgão de resolução de todos os conflitos laborais, para a discussão da questão de subida de preços da primeira necessidade.

A criação de condições as empresas como Correios, EAGB, Guiné-telecom, Guinétel, Sotramar, APGB e FISCAP entre outros, para pagamento dos respectivos salários e Segurança Social.

As duas organizações de defesa dos trabalhadores, manifestaram-se desagradados com o Presidente da República de Transição Manuel Serifo Nhamadjo, pelo facto de, no seu discurso de abertura da sessão parlamentar, ignorar a situação dos servidores do estado, aquando do seu discurso na abertura da sessão parlamentar.  

ANG/JD

Sem comentários:

Enviar um comentário