quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Linchamento





LGDH condena morte de Bitchete na Sanhá

Bissau, 20 Nov. 13 (ANG) - A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) condenou terça-feira a morte por espancamento da Bitchete na sanha, acusada de feitiçaria por um grupo de trinta e uma mulheres na aldeia de Cadeque, Sector de Catió no Sul da Guiné-Bissau.

 Numa nota à imprensa, a Liga revela que as autoridades policiais do Comando Provincial de Sul já prenderam as suspeitas, que aguardam pela instrução dos seus respectivos processos.

A LGDH apela as autoridades competentes no sentido de traduzirem à justiça os responsáveis destes actos que considera “inaceitáveis”.

A nota da Liga refere que a Província Sul que engloba as regiões de Tombali, Quinará e o Arquipélago de Bijagós, constitui o epicentro de violações graves dos Direitos humanos, com base em práticas culturais nefastas tais como, o casamento forçado e precoce, a mutilação genital feminina, assassinatos e espancamentos sob acusação de feitiçaria.

“O disfuncionamento dos tribunais na província Sul e demais outras regiões do país, para além de constituir violações graves dos direitos humanos, por provocar constrangimentos enormes aos cidadãos em termos de acesso a justiça, traduzem-se na violação da constituição e demais garantias que assistem aos cidadãos sobretudo mulheres e crianças”aclarou a nota.

Por outro lado, a LGDH apela a reabertura imediata do Tribunal Regional da Província Sul, assim como de todos os tribunais de sectores que se encontram paralisados neste momento.

Exorta ainda a construção de centros de detenções nestas localidades com vista ao combate a impunidade, e o cumprimento efectivo das penas. 

ANG/JD/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário