segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Macau



Cooperação empresarial

Bissau, 11 Nov (ANG)- Empresários da China , de países  de língua portuguesa e as respectivas câmaras de comercio assinaram recentemente  em Macau, um Protocolo Suplementar de Cooperação para o incremento das trocas comercias e promoção de investimentos.

A assinatura do referido protocolo ocorreu no âmbito de um seminário sobre bolsas de contactos sobre projectos do Fundo da Cooperação para o Desenvolvimento, criado em Junho deste ano.

A Guiné-Bissau esteve representada no acto por uma delegação que integra empresários, representantes da Câmara do Comércio Agricultura e Serviços  e o Director-geral da Promoção de lnvestimento Privado, Eduardo Pimentel.

Falando a Agência de Noticias da Guiné-ANG, Pimentel disse ter feito uma abordagem geral sobre as diligencias que o governo tem feito para facilitar os investimentos na Guiné-Bissau, nomeadamente a criação de um centro de formalização de empresas, e de um novo código de investimento, que considera muito atractivo.

“Hoje criamos empresas num dia e mais barato: Antes eram preciso mais de 200 dias”, destacou.

Pimentel declarou que trouxe mas de 40 projectos do sector privado, relativos as áreas agro-industrial, pecuária, transporte, hotelaria, turismo, comunicação e energia.
 
Eduardo Pimentel anda não tem informações sobre a taxa de juros, o valor máximo e mínimo de financiamento, os sectores elegíveis, e se há ou não período de carência.

“Em todo o caso a expectativa é grande. Assistimos a assinatura de um acordo entre a banca chinesa e os nosso amigos de Moçambique .Esperemos que no futuro seja assinado também um acordo entre a banca chinesa e o sector privado guineense”, desejou.

Para o efeito, segundo Pimentel,  será preciso a elaboração de projectos aceites pela banca .”Só trouxemos ideias de projectos”.

As possibilidades , através da Guiné-Bissau, de acesso aos mercados da Uemoa e  Cedeao que contam com 250 milhões de consumidores são outras atracções ao investimento na Guiné-Bissau, destacadas por Eduardo Pimentel.

Presentemente mas de 300 projectos concorrem ao Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento, entre os quais 60 de investimentos.

Da parte chinesa os empresários de países de língua portuguesa receberam a promessa do Presidente do Conselho para a Promoção do Comercio internacional , Wan Jifei , de desempenho de um papel mais activo no desenvolvimento das relações económicas e comerciais com  países de língua Portuguesa.

ANG/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário