quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CNE



Falta de meios financeiros atrasam inicio de Campanha de Educação Cívica – diz Porta-voz da CNE

Bissau, 27. Nov. 13 – (ANG) - A Campanha de sensibilização e da Educação Cívica para o recenseamento com vistas as eleições gerais de 2014 ainda não iniciou devido a falta de meios financeiros, revelou hoje a ANG a porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE.

Cátia Lopes que acrescentou que, tanto a CNE como o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), carecem de fundos, por enquanto, para desencadear campanhas de sensibilização nos órgãos de comunicação social.

“Entretanto, temos vindo ouvir alguns spots nas rádios, mas é um trabalho de iniciativa das próprias estações emissoras, na base de colaboração com as instituições directamente ligadas aos trabalhos de recenseamento eleitoral”, esclareceu a porta – voz da CNE.

Questionado se a culpa deste atraso seria assumida pela CNE, Cátia Lopes respondeu que não, acrescentando que ao contrário do que se ouve um pouco por todo o lado de que existem já verbas para cobrir o acto, nenhuma verba foi acreditada ainda na conta da CNE.

Perguntado se não haverá alteração em relação ao cumprimento da data fixada para o escrutínio, 16 de Março de 2013, Cátia Lopes disse acreditar e fazer fé nas palavras do Presidente Nhamadjo.

“Não vamos criar especulações nem dúvidas porque temos que trabalhar todos juntos e com vontade para que o dia 16 de Março seja efectivamente o dia do escrutínio na Guiné-Bissau”, avisou.

A Porta-Voz lembrou que a CNE tem apenas competência de fiscalizar e supervisionar o acto eleitoral, enquanto cabe ao Ministério da Administração Territorial através do Gabinete técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) a realização do recenseamento eleitoral. 

ANG – MSC/JAM

    


      


Sem comentários:

Enviar um comentário