segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Tráfico de menores





Crianças traficadas apreendidas  são devolvidas às famílias

Bissau, 18 Nov 13 (ANG) – Sessenta e uma crianças traficadas nas povoações de Bocana, Bária, Cabaceira, Gã-Salá e Buducó, na região de Tombali, com destino às escolas corânicas em Gâmbia e que foram interceptadas pelas autoridades policiais no sector de Buba no passado dia 14 do corrente mês, serão hoje devolvidas às origens.

Em declarações à Agência de Notícias da Guiné, (ANG), o Governador da região de Tombali,Bocar Seidi disse que desse número, 59 são do sexo masculino, e de idades compreendidas entre os quatro e 20 anos de idade.

Bocar Seidi explicou que, os mestres corânicos que conduziam as crianças para a Gâmbia, foram detidos na companhia de mais cinco encarregados da educação no Comando da Polícia do sector de Buba, na Região de Quinara.

Informou que as crianças encontram-se alojadas no Escritório da UNIOGBIS em Buba e sob os cuidados da CRUZ Vermelha, UNICEF e outras entidades de defesa dos menores.

Aquele responsável considerou que a referida prática é frequente na região de Tombali, acrescentando que, em muitas ocasiões, as crianças são enviadas para as escolas corânicas com o consentimento dos próprios pais e encarregados de educação.

O acto de devolução das crianças irá contar com as presenças das autoridades regionais de Tombali e Quinara, Régulos, chefes religiosos, que deverão assumir na ocasião o compromisso de acabar com a referida prática.

“Qualquer pai ou encarregado da educação que doravante pretende levar o seu filho para aprender o Alcorão no estrangeiro, terá que o fazer de forma legal, obedecendo todas as normas exigidas pelo Estado da Guiné-Bissau.  

ANG/ÂC/SG   


Sem comentários:

Enviar um comentário