quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Caso Orlando Veigas




PJ nega ter havido pressões para libertação do principal suspeito

 Bissau, 20 Nov. 13 (ANG) - A Policia Judiciária da Guiné-Bissau, negou hoje as informações que dão conta que, o principal suspeito no espancamento do Ministro de Estado dos Transportes e Comunicações, Orlando Mendes Veigas, ocorrido no passado dia 05 do corrente mês, tenha sido libertado divido à pressão do seu cunhado, Koumba Yalá e do CEMGFA, António Indjai.

A PJ reagia assim ao Blogue Ditadura de Consenso, autor da notícia que implica o Chefe de Estado-maior general das forças Armadas e o ex-presidente da República no caso. 

“São falsas as informações veiculadas pelo gestor do Blogue “Ditadura do Consenso”que apontam para a existência de pressões de qualquer natureza, mormente dos senhores, Koumba Yalá e António Injai, no âmbito do inquérito em curso”, lê-se na carta que a PJ enviou ao Gestor do Blog Ditadura do Consenso.

A PJ sustenta que a libertação do principal suspeito é uma decorrência normal da evolução do processo das audições, consubstanciando na mera alteração da medida de coação nos termos da lei processual em vigor. 

Na nota a PJ reitera a sua firme determinação em realizar um inquérito isento com vista a descoberta material dos factos, graças ao qual foi possível efectuar vigorosamente as devidas audições e outras diligências.

A Polícia Judiciária promete garantir sem reservas o primado da defesa dos direitos humanos, liberdades e garantias fundamentais dos cidadãos e o respeito escrupuloso pelo princípio da presunção da inocência. 

Assegurou que a instituição vai continuar a encetar demais diligências a luz do inquérito em curso e entregar oportunamente os autos ao Ministério Publico enquanto titular da acção penal. 

O Ditadura do Consenso reportou segunda-feira que o principal suspeito do espancamento de Orlando Veigas, na pessoa de Bussana Monteiro, seria libertado por força de pressões de Koumba Yalá e o General Injai.

Citando “fontes fidedignas”, o blog adianta que o interrogatório do suspeito resultou na identificação de cerca de 8 outros suspeitos entre os quais, Alfredo Malú, director-adjunto dos Serviços de Informação do Estado, indicado como “braço direito de Koumba Yalá, Augusto Kabi, ex-director-geral da Administração dos Portos da Guiné-Bissau (delfim de Koumba Yalá) recentemente demitido por Orlando Veigas, e o actual Director dos Serviços de Informação do Estado, Biong Na Tchongo.

“Os interrogatórios realizados na passada sexta-feira, apurou o DC forneceram detalhes e provas irrefutáveis do envolvimento destes indivíduos no espancamento do ministro evacuado para Lisboa. Mais grave ainda é o facto de os agentes da PJ terem recebido ameaças veladas dos suspeitos acima identificados na altura dos interrogatórios”, diz o blog.

ANG/LPG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário