quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Cimeira Afro-árabe




Participantes defendem reforço da cooperação entre as duas regiões

Koweït City, 21 Nov. 13 (APS/ANG) – A cimeira Afro-árabe que decorria no Koweit terminou quarta-feira os seus trabalhos com a adopção de uma Declaração que defende o reforço da cooperação entre África e o mundo Árabe em todos os domínios, inclusive nas trocas comerciais, nos investimentos e desenvolvimento de relações diplomáticas.

Quanto aos aspectos económicos, os chefes de estados e de governos de países da União Africana e da Liga Árabe concordaram com a criação das condições necessárias para favorecer os investimentos nos países árabes e africanos.

Ainda neste âmbito, reafirmaram a necessidade de aumentar o volume das trocas comerciais e os fluxos de investimentos entre as duas regiões e apoiar iniciativas em curso com vista ao desenvolvimento industrial, a fim de lutar contra a pobreza e possibilitar a criação de emprego para a população jovem.

Os participantes deste encontro concordaram com a ideia de reforçar a cooperação e facilitar os investimentos nos domínios da energia, a fim de desenvolver conjuntamente as fontes de energia renováveis e melhorar o acesso aos serviços energéticos modernos nas duas regiões.

”As instituições financeiras africanas, árabes e outros foram convidadas a apoiar a aceleração do comércio inter-regional Africa-Mundo Árabe, em conformidade com o Plano de Acção conjunta 2011-2016, da União Africana e a Liga Árabe”, refere a Declaração Final.·

Ao intervir-se terça-feira na abertura da cimeira, o Emir do  Koweït, Sheikh Sabah Al Ahmad al-Jabar Al-Sabah, anunciara que o fundo do Koweit de Desenvolvimento Económico irá desbloquear mil milhões de dólares  de empréstimos com juros bonificados em favor aos países africanos, durante os próximos cinco anos.

Trata-se da terceira Cimeira Afro-árabe, a segunda teve lugar há três anos na cidade de Syrte, na Líbia e a primeira há 36 anos no Cairo, Egipto.

Na  Syrte foi adoptado um Plano de Acção para o período 2011-2016 contemplando os domínios prioritários de paz, segurança, finanças, comercio, energia, água, agricultura e infra-estruturas. 

APS/ANG
 

Sem comentários:

Enviar um comentário