segunda-feira, 11 de agosto de 2014



Ébola

Primeiro-ministro pede reforço da vigilância e sensibilização da população

Bissau,11 Ago 14 (ANG) - O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, advertiu sexta-feira que o facto de o vírus do ébola ainda não ter chegado ao pais não pode significar que se deve descurar.

“A Guiné-Bissau não pode estar descansado” com o vírus do ébola nos países vizinhos, pelo que é preciso reforçar a vigilância e sensibilizar a população”, disse Domingos Simöes Pereira em declarações aos jornalistas . no final de uma série de visitas à instituições públicas e ao mercado principal de Bissau.

Domingos Simões Pereira quer toda a sociedade mobilizada e a comunicação social a ajudar na sensibilização da população. “A preocupação vai no sentido de elevar o alerta, a mobilização de todos”, frisou.

Questionado sobre onde vai arranjar os 600 mil euros necessários para executar um plano de contingência contra o vírus do ébola, o primeiro-ministro guineense manifestou-se optimista.

“Isso não será problema. A Guiné-Bissau vai estar em condições de aprovisionar esse valor”, defendeu Domingos Simões Pereira, que já está em contacto com os parceiros do país para a mobilização da quantia em causa.

Segundo o Director-geral da Prevenção e Promoção da Saúde Pública , Nicolau Almeida, o país necessita de 600 mil euros para financiar a execução de um plano de contingência, elaborado pelo Ministério da Saúde Pública em colaboração com instituições das Nações Unidas, nomeadamente a Organização Mundial da Saúde e o UNICEF, bem como os serviços de protecção civil guineense.

Portugal ofereceu 15 toneladas de medicamentos de prevenção do ébola e de outras epidemias, mas esse carregamento ainda não chegou à Guiné-Bissau. Domingos Simões Pereira, que fez o anúncio da oferta há dias, justificou o atraso com questões ligadas ao transporte.

 “Temos estado em contacto com os nossos parceiros portugueses, que nos têm dito que é um problema de transporte e quero acreditar que nos próximos dias teremos indicações sobre a chegada desses medicamentos.

Entretanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou hoje à Guiné-Bissau o reforço da vigilância nas suas fronteiras com a Guiné-Conacri, onde já se verificaram 367 mortes provocadas por Ébola.
ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário