segunda-feira, 11 de agosto de 2014



Ensino Superior

Cerca de 300 finalistas da ENA recebem diplomas

Bissau, 11 Ago 14 (ANG) – Duzentos e noventa e Sete finalistas da Escola Nacional da Administração (ENA) receberam sexta-feira  os respetivos diplomas de curso médio nas áreas de Contabilidade e Administração Publica.
do ano 2013/2014 sob o lema “ Valorizem-nos, porque o futuro da administração guineense está nas nossas mãos.

O Secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Cientifica Fernando Dias, que presidiu a IV cerimónia de entrega dos diplomas afirmou que se deve apostar seriamente na formação do homem guineense que segundo ele implica maior investimento no sector educativo.

Aos recém-formados, Fernando Dias disse que têm um pepel muito importante a desempenhar na reforma da Administração Pública em curso e consequentemente no desenvolvimento do país e que, espera muito das suas contribuições.

“O governo ao criar  a Secretaria de Estado do Ensino Superior e de Investigação Cientifica demonstrou de forma clara e  suficiente  que vai dar toda atenção ao ensino superior, “ assegurou Dias.

Aquele responsável garantiu que é  prioridade do catual executivo dar uma maior atenção ao sector educativo principalmente na qualificação  de docentes, criação de uma rede escolar de excelência de forma a elevar a performance das instituições nacionais de ensino ao nível dos padrões internacionalmente reconhecidos.

No que se refere a Escola Nacional de Administração no quadro do projeto PARCA (Projecto de apoio ao Reforço da Capacidade da Administração Pública), Fernando Dias revelou que o governo tem vindo a manter contatos com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) com vista  ao desbloqueamento do fundo alocado ao projeto para a reabilitação da escola, equipamento e formação de docentes para a pós-graduação.

Por sua vez o diretor da ENA, Braima Sanha, encorajou aos recém-diplomados a não desanimarem perante as dificuldades do mercado de trabalho.

Em nome dos estudantes, Bacar Djaura disse que estão ansiosos e preparados para contribuir nos sectores públicos e privados do país. ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário