quinta-feira, 7 de agosto de 2014



APGB

Aposentados não recebem pensões

Bissau, 07 Ago 14 (ANG) – Uma divida de mais de um bilião de francos cfa perante o Instituto Nacional de Segurança Social coloca  os trabalhadores da Administração dos Portos da Guiné-Bissau numa situação muito complicada.

Segundo o  Presidente do Sindicato da Base da Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB),Hélder Gomes alguns aposentados não estão mesmo a receber as pensões para as quais haviam sofrido descontos nos salários.

Em entrevista à Agência de Noticias da Guiné-ANG, Hélder Gomes esclareceu que a situação não é de Hoje e que se deve ao não pagamento do seguro dos trabalhadores a Segurança Social, desde 1988, tempos em que a empresa se chamava Junta Autonoma dos Portos da Guiné.

 “A situação da divida prevaleceu até o ano 1992, quando o Porto de Bissau foi privatizado e passou a denominar-se de GUIPORT, tendo a sua direcçao diligenciado o pagamento de parte  da divida”, explicou o líder sindical.

O sindicalista disse que a actual direcçao da empresa tem planos para encetar negociações com o Instituto de Providencia Social com vista a resolução do problema.
Hélder Gomes não indicou quantos aposentados estão a ser afectados por essa situação que não tem solução imediata. ANG/LLA/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário