sexta-feira, 1 de agosto de 2014



 Efeméride

“Graças ao massacre de Pindjiguiti o PAIGC ganhou força de fazer a luta armada de libertação nacional”, diz Fernando Delfim da Silva 

Bissau, 01 Ago 14 (ANG) - O político e professor universitário Fernando Delfim da Silva afirmou que foi graças as reivindicações dos marinheiros e que culminaram no massacre de Pindjiguiti em 1959, que o PAIGC ganhou a força de fazer a luta armada para a independência do pais.

Delfim da Silva que falava hoje numa palestra alusiva à comemoração do 55º aniversário do massacre de Pindjiguiti a assinalar no próximo dia 3 de Agosto, disse que o sindicalismo surgiu depois da revolução industrial, não só para as revindicações como também para regularizar os problemas dos operários.

Declarou que o desenvolvimento de um país deve focar na agricultura e nas pequenas indústrias de transformações de frutas a fim de acabar com a dependência das importações de produtos do exterior.

“Para evitar os erros cometidos no passado o mais importante agora não é somente basear na história, mas sim, na projecção do desenvolvimento do pais”, aconselhou.

Por sua vez, o Secretário-geral de União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), Estêvão Gomes Có disse que a referida palestra visa uma profunda reflexão no sentido de desenvolver o país.

 “Os movimentos sindicais não têm simplesmente o papel de revindicações mas sim de contribuir através das iniciativas de desenvolver as práticas que possam ser adequadas para o bem de um país”, informou.

 Disse ainda que, um país não deve viver só de esmola, mas sim de trabalhar  em termos de criação de riquezas para a luta pela sobrevivência das populações.
ANG/AALS


Sem comentários:

Enviar um comentário