sexta-feira, 22 de agosto de 2014



Campanha de informação e sensibilização sobre o Ébola

O que é o Ébola?                       

O vírus Ébola é uma doença infecciosa grave potencialmente fatal, transmitida por contacto directo com o sangue, fluidos corporais, secreções e tecidos das pessoas infectadas, mas pode ser prevenida.

Sintomas são comuns: febre e dor generalizada, dor da cabeça, dor da garganta, fraqueza e mal- estar, vómitos, diarreia e Hemorragia interna ou externa.
Manifesta entre 2 à 21 dias após a infecção, provoca a morte entre 50 à 90 porcento dos pacientes, não existe actualmente nenhum tratamento eficaz ou vacina para travar o flagelo acima citada.

Para prevenir deve lavar a mão com água e sabão antes de comer, depois de usar a casa de banho ou latrina e sempre que poder.

Deve evitar contacto directo com as pessoas doentes ou com sintomas do vírus de Ébola, usar casa de banho ou latrina sempre que poder, não desinfectar ao ar livre, beber sempre agua desinfectada ou fervida durante 5 minutos e desinfetar com 3 gotas de lixívia de 4,5% para cada litro de água da fonte e 1 gota para cada litro da água de torneira esperar 30 minutos antes de beber.

Desinfectar com 3 gotas de lixívias todos os alimentos consumidos crus assim como frutas e legumes.

É estritamente proibido consumir ou manipular carne de animais de caça, especialmente morcego, chimpanzé, macaco, porco-de- mato e animais encontrados mortos.

Se tiver uma febre repentina, dor de cabeça, diarreia, vómitos e sangramentos interno e externo recorra a uma unidade de saúde.

Todas as pessoas que tiveram contacto com um doente devem obrigatoriamente ser identificadas e informar o pessoal da saúde, mesmo sem manifestar qualquer sintoma.
 
Em caso de falecimento de uma pessoa próxima com a doença do vírus Ébola ou doença desconhecida, informar imediatamente o agente ou unidade de saúde mais próxima, não tocar em cadáver nem nos seus bens pessoais porque se tiver Ébola e outras doenças continua contagiosa mesmo depois da morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário