sexta-feira, 15 de agosto de 2014



Economia e finanças

BAD retoma cooperação com Guiné-Bissau

Bissau,15 Ago 14 (ANG) – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), decidiu retomar os projectos de cooperação com a Guiné-Bissau nas áreas de saúde, educação e pescas, interrompidos desde o golpe de Estado de 12 de Abril de 2012.

Segundo a RDP-Africa, a decisão foi tomada no final da visita de uma semana que uma missão desta organização efectuou ao pais onde manteve contactos com as novas autoridades guineenses, a sociedade civil e parceiros internacionais.

A missão do Banco Africano de Desenvolvimento chefiada por James Huaion, especialista em economia de desenvolvimento, do Departamento Regional das Operações desta organização para a Africa Ocidental serviu para preparar os documentos estratégicos da Guiné-Bissau para o período 2014/18.

No âmbito do referido Documento Estratégico, ficou acordado que além da retoma dos projectos em curso nas áreas de Saude e Educação, a intervenção do BAD vai-se concentrar no reforço da boa governação, das infraestruturas nomeadamente na construção de estradas.

O chefe da missão do BAD pediu um esforço as autoridades guineenses no sentido de melhorarem as execuções dos projectos financiados pela organização.

Para o Secretario de Estado do Plano, Degol Mendes, esta abertura do Banco Africano de Desenvolvimento é  prova da credibilidade  do executivo guineense perante os parceiros de desenvolvimento. ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário