sexta-feira, 29 de agosto de 2014



Ébola/ prevenção

Chefe de Estado preside Campanha Nacional de Limpeza e Desinfecção de Bissau

Bissau, 29 Ago 14 (ANG) - O Presidente da República, José Mário Vaz preside sábado em Bissau o início da Campanha Nacional de Limpeza e Desinfeção no quadro da prevenção contra o vírus da ébola e cólera.
 
O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo Primeiro-ministro, durante o seu habitual encontro semanal com os jornalistas.

De acordo com Domingos Simões Pereira, com seu lançamento “simbólico” amanhã, a referida campanha passa a ser realizada todos os sábados da última semana de cada mês.

Por isso, o governante apela a população em geral, no sentido de participar nesta limpeza sobretudo neste momento em que o surto do ébola afecta quatro países da sub-região.

Sobre as propostas do Programa do Governo e o Orçamento Geral do Estado, o chefe do executivo promete que os dois instrumentos de governação serão submetidos, na próxima semana, à Assembleia Nacional Popular para eventuais aprovações.

No que se refere ao alegado desvio de um gerador destinado ao projecto de pesca artesanal de Biombo, Norte do país, envolvendo um governante, o Primeiro-ministro disse que o caso, depois da “averiguação” dos agentes do Ministério da Administração Interna, já se encontra nas instâncias judiciais.

No entanto, o primeiro-ministro deixou claro que continua a ter a confiança “absoluta” no referido governante, apesar de ter “autorizado” a investigação para clarificar a situação.

Ainda sobre as medidas preventivas contra o surto de ébola que afecta quatro países de África de Oeste, Simões Pereira volta a apelar aos guineenses para evitarem de viajar para a República de Guiné-Conacri, país afectado pela doença, de forma a evitar a infecçäo por essa doença, considerada “altamente” contagiosa.

E, considera de “má” a notícia sobre um alegado caso da doença diagnosticado no Senegal, uma vez que é também um país fronteiriço com a Guiné-Bissau. ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário