sexta-feira, 1 de agosto de 2014



Justiça

Director do jornal “Donos da Bola” acusado de crime de imprensa

Bissau,01 Ago 14 (ANG) – O director do semanário “Donos da Bola”, Pedro Lucas de Carvalho, foi formalmente acusado na quinta-feira dia 31, pela justiça guineense de ter cometido um crime de imprensa e de honra contra Abdu Mané e Paulo Sanha, respectivamente o demissionário Procurador-Geral da República e o actual Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

Segundo a Radio online “Kwanza 24”, durante a audiência, discussão e julgamento na presença do juiz Aimadu Sawane, Lucas de carvalho refutou alguns itens das acusações proferidos pelo Ministério Público que pede a sua condenação a uma pena que será conhecida no próximo dia 5 de Agosto.

O julgamento do caso “Donos da Bola havia sido adiado várias vezes e deveu-se a publicação de um artigo em Novembro de 2013 no semanário “Donos da Bola”, intitulado 

 “Abdu Mané e Paulo Sanha pretendem afastar JOMAV da política”, um texto que foi inicialmente publicado no blogue “Ditadura do Consenso”.

O advogado do jornalista, Basílio Sanca, disse que o Tribunal acabou por reconhecer que o seu constituinte não praticou o crime de que é acusado e que espera que o absolva.

A Procuradoria-Geral da República, com Abdu Mané a testa havia impugnado sem sucesso a candidatura de José Mário Vaz, à Presidência da Republica por aleado envolvimento do actual chefe de estado guineense num alegado caso de desvio de fundos doados pelo 
Governo angolano às autoridades guineenses, numa altura em que José Mário Vaz era ministro das Finanças.
ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário