quarta-feira, 27 de agosto de 2014



Saúde/Ébola

 Especialista belga acredita no “aumento” da epidemia

Bissau, 27 Ago 14 (ANG) - O Professor belga em Ciências Médicas, Piter Piot, um dos responsáveis pela descoberta do vírus Ébola em 1976, afirmou hoje que “ estão criadas todas as condições para que a epidemia acelere” e lamentou a “extraordinária lentidão” da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Numa entrevista ao Jornal francês “Libération” a que a ANG teve acesso, através do GLOBO/Brasil, o especialista criticou a OMS de ter “despertado apenas em Julho, apesar do alerta ter sido feito no início de Março e de a doença ter começado em Dezembro de 2013.

“ Agora assume a liderança, mas é muito tarde”, rematou Piter Piot.

Noutro plano, segundo a imprensa internacional que cita o Porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, o governo nipónico está disposta a oferecer um medicamento experimental desenvolvido contra a doença do Ébola, “caso a OMS queira”.

Ainda, de acordo com os “média” internacionais, o fármaco japonês desenvolvido pela “Fijifilm Holdings” e que foi aprovado em Março pelas autoridades do país como antigripal, está em testes nos Estados Unidos e, conforme este governante nipónico, há doses disponíveis para vinte mil pessoas.

Recentemente, também, os Estados Unidos de América anunciaram um medicamento experimental de nome “Zmapp”.

Desde o início da epidemia de Ébola em Março, até vinte deste mês a OMS contabilizou 1427 mortos, em 2615 casos identificados.
A Libéria é o país mais afectado, com 624 mortos, em 1082 casos, seguindo-se a Guiné Conacri, 407. Serra Leoa e a Nigéria registam, respectivamente, 392 mortos e cinco mortos.

Face ao crescente aumento desta doença considerada “perigosa” pelos especialistas sanitários, as autoridades Guiné-Bissau encerraram as fronteiras Sul e Leste com a República da Guiné-Conacri, como uma das medidas preventivas contra a enfermidade. ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário