quarta-feira, 20 de agosto de 2014



39° Aniversário da Agência de Noticias

Director do Expresso Bissau enaltece empenho positivo deste órgão

Bissau, 20 Ago 14 (ANG) - O analista político, proprietário e director do Jornal Expresso Bissau afirmou que nos últimos tempos a Agência de Noticias da Guiné (ANG) tem melhorado bastante os seus serviços informativos e de uma forma genérica está a cumprir a sua tarefa apesar das dificuldades com que se depara até somos vizinhos conhecemos as dificuldades.

João de Barros que falava à ANG por ocasião de mais um aniversário deste órgão publico de informação que se celebra hoje, 20 de Agosto, lembra que  em tempos funcionava com os seus correspondentes regionais, tornando –a num verdadeiro  fonte produtora de notícias para os outros órgãos, acrescentando que   hoje isso não é possível devido as dificuldade de ordem material e financeira.

O Proprietário do primeiro jornal privado do país defendeu a necessidade de fazer uma  mudança saudável para que tenhamos no País uma Nacional de Noticias (ANG) porque como é sabido , o mundo ou melhor as notícias internacionais são fornecidas  por grandes agências dado as suas eficácias, pontualidade e rapidez na difusão das noticias, imagens e vídeos.

“Devido a essas dinâmicas das grandes agências de informações mundiais a  grande maioria dos órgãos de comunicação social assim como grandes redacções do mundo diminuíram suas influências em termos de produção das informações.

Considerou que a ANG deve ter jornalistas com domínios em diversas especialidades bem como de conhecimentos aprofundados no domínio económico, de saúde pública, desportos, política, ambiental, da cobertura de conflitos, entre outros.  E não são os jornalistas de assuntos genéricos que podem abordar com profissionalismo temas mais complexos, como acontece naturalmente noutros profissionais.

Disse que hoje em dia não é conveniente mandar um enviado especial . para além de ser oneroso e perigosa -  fazer a cobertura de um determinado acontecimento como um conflito armado, acompanhar um processo eleitoral e cobrir um caso de epidemia porque as agências têm no local pessoas especializadas para o efeito.

João de Barros admitiu ser possível fazer a ANG desenvolver um trabalho ao nível nacional prestando aos outros órgãos de comunicação social nacional e estrangeiros os seus despachos. Disse ainda que é possível transformar a ANG numa empresa rentável.

Falando das próprias notícias, João de Barros explica que qualquer publicado por todos órgãos de grande impacto internacional, hoje é repetida em simultâneo por todos órgãos planetário, naturalmente com devido tratamentos na redacções.

Sobre a noticia: ela esta em todo lado, até numa flor, um homem numa esquina, na paisagem, é onde mora as verdadeiras noticias emocionais, por acaso aqui as nossas paisagens são ricas de noticia, encontramos dramas, raiva, amor e ternura…  A notícia   pode ser encontrada em qualquer momento e em qualquer local e hora.

Admitiu que os políticos em geral e em particular os da Guiné-Bissau confundem a informação com a propaganda porque quando se descreve os actos de um governante é uma propaganda e não uma noticia pois eles estão para governar e trabalhar para o povo e melhorar assentadamente a vida dos cidadãos, e não criar climas impôprios de conflitos.

Disse que a verdadeira notícia está na Guiné concretamente nas matas, nas belezas, no maravilhoso ambiente do país, nos mares com grande  quantidade e qualidade de peixes, na rica e diversificada cultura do país e nas várias espécie de animais entre selvagens e domésticos.

Barros precisou que a notícia é aquela que educa as pessoas e não a propaganda que deseduca os cidadãos.ANG /AI/SG


    
   

Sem comentários:

Enviar um comentário