sexta-feira, 8 de agosto de 2014



Diplomacia

Autoridades americanas analisam pedido de reabertura da embaixada em Bissau

 Bissau, 08 Ago 14 (ANG) – As autoridades norte-americanas prometeram analisar o pedido do presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz de reabertura da embaixada americana em Bissau.

A informação foi dada por José Mário Vaz à sua chegada a Bissau, de regresso dos Estados Unidos de América onde participou da cimeira EUA/Africa que contou com a presença de mais de 50 chefes de estados e de governos africanos a convite de Barack Obama.

O chefe de Estado guineense disse ter aproveitado a cimeira para manter vários encontros bilaterais, tendo destacado a reunião no Departamento de Estado norte-americano, no qual foram abordadas "qestões políticas" e aproveitado "o encontro com a subsecretária de Estado norte-americano para pedir a reabertura da embaixada dos Estados Unidos em Bissau e o regresso do Corpo de Paz".

"Não recebemos garantias nenhumas, apenas a promessa de que vão refletir sobre a matéria e oportunamente informar-nos", acrescentou o Presidente guineense.

Os Estados Unidos encerraram a embaixada em Bissau com o eclodir do conflito politico-militar que assolou a Guiné-Bissau em Junho de 1998, desde então a representação norte-americana em Dacar, Senegal, é que tem coordenado os interesses americanos no território guineense.

Mário Vaz aproveitou a sua estada nos Estados Unidos de América para visitar a sede do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Na instituição financeira mundial, Mário Vaz, disse ter solicitado a retoma de todos os programas de cooperação com o país, interrompidos com o golpe de Estado militar de Abril de 2012.

"São programas extremamente importantes para a Guiné-Bissau, para ajudar o país neste momento tão difícil", notou o chefe de Estado guineense, que fez o mesmo pedido ao presidente do Banco Africano do Desenvolvimento (BAD), com quem também reuniu.  
ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário