quarta-feira, 13 de agosto de 2014



Meteorologia

Fenómeno “El Ninho” está na origem de fracas chuvas este ano na Guiné-Bissau

Bissau,13 Ago 14 (ANG) - O fenómeno climatérico denominado de “El Ninho Positivo” que significa alteração climática e aquecimento de água no oceano pacífico equatorial, é a razão do enfraquecimento da chuva no presente ano na Guiné-Bissau.

A revelação é do diretor de serviços da Rede de Observação Meteorológica, da Direcçao Geral da Meteorologia da Guiné-Bissau em entrevista exclusiva concedida hoje à ANG.

Cherno Luís Mendes informou que as previsões meteorológicas para este ano mostraram que as chuvas väo iniciar tardiamente e terão uma pausa prolongada e com intensidade muito fraca.

“Mas, quando acontece o outro fenómeno contrário que denominamos de “La Ninha Negativa” que significa o arrefecimento do oceano pacífico equatorial pode se esperar uma grande quantidade de chuva no país assim como em toda a costa ocidental de África”, esclareceu aquele técnico meteorológico.

Cherno Mendes informou que o período chuvoso que iniciou no passado mês de Maio, encorajou os camponeses a deitarem sementes na terra, acrescentando que, mas depois de ter uma pausa prolongada as sementes se secaram, o que originou o atraso no cultivo agrícola.

“Um país com floresta densa tem mais probabilidade pluvial do que uma zona desértica. Mas quando acontece casos de desflorestação como a que se verifica na Guiné-Bissau, isso provoca o enfraquecimento das chuvas.
ANG/JD/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário