sexta-feira, 15 de agosto de 2014



Ensino universitário

 “Jean Piaget” introduz licenciaturas em “Análises Clínicas” e “Agronomia”

Bissau, 15 Ago 14 (ANG) A Universidade Privada “Jean Piaget” vai introduzir as licenciaturas nas áreas de Análises Clínicas a partir do presente ano lectivo 2014/2015 e Engenharia Agrónoma no ano lectivo 2015/2016.

A garantia foi dada hoje à ANG pelo novo Reitor deste estabelecimento de ensino superior, a margem de uma visita da equipa técnica de Inspecção, do Ministério da Educação.

De acordo com Aladje Baldé,   o curso de Análises Clínicas vai permitir nomeadamente, o sistema de saúde guineense  funcionar com  maior segurança e qualidade, porque, segundo a suas palavras, “um médico, sem bom laboratório, transforma-se num “djambacus” (curandeiro tradicional).

“É o curso que o país precisa, porque na Guiné-Bissau não há ninguém que é licenciado ou mestrado em Análises Clínicas. São todos técnicos, apesar de muitos possuírem boas experiencias, fruto de várias formações intensivas.

Sobre a nova cadeira de Engenharia Agrónoma que será efectiva a partir do próximo ano lectivo, o Professor fundamenta que a Guiné-Bissau é “um país essencialmente agrícola e que a maioria da população é agricultor.

Portanto, segundo ele, esses “homens de terra” precisam apenas de “conhecimento” para tirar maior benefício da terra.

“A agricultura é uma ciência. Por isso, não podemos continuar a fazer a produção  na base do conhecimento empírico”, enfatizou para acrescentar que uma agricultura de qualidade é fundamental para o desenvolvimento do país.

Para além dos tradicionais cursos de Direito, da Economia e Gestão e da Administração Pública e Poder Local, Aladje Baldé assegurou igualmente a reabertura da especialidade da Medicina Geral e promete propinas compatíveis com a capacidade financeira dos guineenses.

O novo Reitor da Universidade “Jean Piaget”, Aladje Baldé, guineense de nacionalidade, e que substituiu  o português Raul Sardinha, é Doutorado em Biotecnologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal.

Jean Piaget” é uma cooperativa do ensino superior de capital português, para além de Portugal e Guiné-Bissau, tem igualmente Universidades em Brasil, Angola, Moçambique e Cabo-Verde. ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário