terça-feira, 5 de agosto de 2014



CPLP/Educação

Universidade portuguesa lança curso de gestão de qualidade no ensino superior

Bissau, 05 Ago 14 (ANG) A Associação para a Formação e Investigação da Universidade de Aveiro (UNAVE), Portugal, inicia em Outubro deste ano, um curso de formação de especialistas em Gestão de Qualidade no Ensino Superior .

 A informação consta numa nota de imprensa desta associação dirigida à ANG via “on line”.
 De acordo com o documento, este programa que terá a duração de “um ano lectivo”, resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, Portugal, e a “Internacional NetWork  for Quality Assurance Agencies in Higher Education”, uma rede internacional de agências procupadas com a teoria e a prática da garantia da qualidade no ensino superior.

O programa é dirigido a especialistas que desenvolvem trabalho na área, e procura formação específica, actualização de conhecimentos e novas competências.

A nota ainda informa que o curso será ministrado em regime de ensino à distância , a partir da plataforma tecnológica da Universidade d Aveiro e organiza-se em quatro unidades de formação, ou seja, o Ensino Superior num Mundo Global, Garantia e Qualidade no Ensino Superior, Agências Externas de Garantia de Qualidade e a Gestão da Qualidade em Instituições de Ensino Superior.

Sobre o ingresso no curso, o comunicado adianta que será restrito aos “licenciados que exerçam funções ou tenham experiência relevante na área da gestão da qualidade no ensino superior”, até o dia dez de Outubro através do site da UNAVE (max.unave@gmail.com).

Abordado pela ANG sobre as formações de género para técnicos guineenses, o jornalista e Chefe da Redacção do semanário estatal “Nô Pintcha”, Seco Baldé Vieira defende que o país precisa neste momento de formações de género, com vista, a elevar o nível do seu sistema de ensino em geral e, em particular, o superior.”

“Não é aceitável, por exemplo, que o recém-licenciado seja um professor universitário como acontece na Guiné-Bissau”, crítica o jornalista para acrescentar que muito deve ser feito para elevar o nível de qualidade de ensino superior guineense à semelhança doutros países.

O curso da Gestão da Qualidade no Ensino Superior foi lançado, pela primeira vez na Europa, pela Universidade de Melbourne, em Austrália.

As procupaçöes com a gestão da qualidade no ensino superior são questões que têm vindo a fazer parte da agenda de decisores políticos, responsáveis de sistemas, instituições e ciclos de estudos e investigadores, nos últimos anos. ANG/QC/SG
 

Sem comentários:

Enviar um comentário