sexta-feira, 15 de agosto de 2014




Ébola

Membros de Governo doam sangue para eventuais necessidades

Bissau, 15 Ago 14 (ANG) – Os membros do governo guineense doaram sangue hoje no quadro de uma campanha de constituição do stocks de sangue para fazer face a um eventual surto de ébola, que já faz vitimas mortais no pais vizinho, a Guiné-Conacri , e noutros da sub-região oeste africana, nomeadamente Libéria, Serra leoa e Nigéria.

A campanha começou as nove horas de Bissau tendo registado uma participação satisfatória de membros do executivo liderado por Domingos Simões Pereira.

Na ocasião, o Primeiro – Ministro Domingos Simões Pereira depois de cumprir as formalidades de doação sanguínea, disse a imprensa que a referida acção representa uma marcha “SOS”, dos membros do seu executivo.

“A medida que  os responsáveis do sector de saúde acharam fundamental  que o país deve ter o seu próprio stock de sangue,  todos os cidadãos devem contribuir para que, em caso de emergência, o país possa ter a disponibilidade desse bem essencial para salvar vidas”, sublinhou.

Domingos Simões Pereira recebeu da ministra da Saúde as garantias de que estão reunidas todas  as condições que garantem a extracção e conservação do sangue.

Falando sobre o fecho das fronteiras com a vizinha Republica da Guiné – Conacri como medida de prevenção contra a febre hemorrágica” ébola” o chefe do governo adiantou que o país está a reagir bem e que os cidadãos estão conscientes da necessidade de reforçar o controlo e afiançou que não há pânico nenhum nem uma reacção anormal e que as indicações das autoridades competentes mostram que é uma decisão normal e compreensível nestas circunstâncias.

Por seu turno, a ministra da Saúde Valentina Mendes disse que essa iniciativa do governo enquadra-se nas acçöes de prevenção contra a doença de ébola para que na eventualidade do ébola chegar ao país  as autoridades tenham uma resposta rápida a este vírus.

Valentina Mendes garantiu que todos os membros de governo estão em condições normais de doar sangue, acrescentando que, este exemplo deve ser seguido por todos os cidadãos e para tal existem certos requisitos que devem ser preenchidos antes de cada da doação.

Adiantou que os sangues doados estão codificados sem nomes dos doadores para permitir os técnicos decidirem  que tipo de sangue deve ser doado aos pacientes necessitados .

Segundo as autoridades sanitárias, até então, nenhum caso suspeito de infecçäo de vírus de ébola se registou na Guiné-Bissau. E como medida de prevenção o governo ordenou o encerramento das fronteiras terrestres Leste e Sul com a Guiné-Conacri onde a doença já provocou muitas vítimas mortais. ANG-MSC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário