terça-feira, 12 de agosto de 2014



Cooperação

UE disponibiliza 20 milhões de Euros às novas autoridades de Bissau

Bissau, 12 Ago 14 (ANG) - A União Europeia anunciou segunda-feira em Bissau um apoio financeiro de 20 milhões de Euros ao Programa de Emergência do Governo da Guiné-Bissau.

O anúncio foi feito pelo embaixador da União Europeia em Bissau, Joaquim Gonzales Ducai numa conferência de imprensa que assinalou o fim dos trabalhos duma missão técnica desta organização internacional que se encontrava de visita ao país.

De acordo com Joaquim Gonzales Ducai, o referido montante que será desbloqueado durante o ano económico 2014/15 se destina aos sectores considerados prioritários pelo executivo de Domingos Simões Pereira, ou seja, a agricultura, a saúde, a educação e o pagamento de salários aos funcionários públicos.

Segundo Gonzales Ducai, parte do dinheiro será aplicada na assistência técnica ao Ministério das Finanças, nomeadamente na gestão e recolha dos recursos públicos “em melhores condições possíveis”

Questionado pelo repórter da ANG dum eventual reactamento do acordo de pescas entre a Guiné-Bissau e a EU, o diplomata europeu revelou que chegará em Setembro ao país, uma missão técnica para o efeito e que, uma vez reconfirmado o “Pré-acordo de Fevereiro de 2011”, a Guiné-Bissau receberá o “Fundo de Compensação” no valor de 9.2 milhões de Dólares (cerca de seis mil milhões de Francos cfa), que já havia sido acordado.

Em Julho último e na sequência da visita do primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira à sede da Comissão Europeia em Bruxelas, Bélgica, o então Presidente, o português Durão Barroso, anunciou uma ajuda financeira à Guiné-Bissau no montante de 60 milhões de Euros, sendo que mais de metade desse montante se destina às Organizações Não-governamentais que intervém no país. ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário